terça-feira, 31 de março de 2015

Nigéria/eleições



Resultados parciais colocam opositor na liderança das presidenciais

Bissau, 31 Mar 15 (ANG) - O candidato da oposição nigeriana Muhamadu Buhari lidera as eleições em oito dos 36 Estados nigerianos, segundo os primeiros resultados anunciados segunda-feira pela Comissão Eleitoral Independente (INEC). 

Os dois principals concorrentes
O actual presidente Goodluck Jonathan, que concorre com o Buhari,   saiu vencedor nos três restantes e na capital do país, Abuja, escreve Ola Awoniyi.

No entanto,   Jonathan tem uma pequena vantagem em número de votos (menos de 20.000, por enquanto). Novos resultados devem ser anunciados.

Os nigerianos, que compareceram em peso às urnas no fim-de-semana, aguardam o resultado de uma eleição presidencial muito acirrada, cujos primeiros resultados publicados não permitem antever quem sairá vitorioso.

À margem das negociações sobre o programa nuclear iraniano na Suíça, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o seu colega britânico, Philip Hammond, afirmaram que não aconteceu uma manipulação sistemática do processo eleitoral na Nigéria, mas existem "indícios preocupantes de que o processo de apuração dos votos pode ser objecto de interferências políticas deliberadas".
             
A Comissão Eleitoral Independente da Nigéria reagiu de maneira rápida e afirmou que os temores não têm fundamento e "não existe nenhuma prova de interferência política".
             
Ante o risco de violência pós-eleitoral, a União Africana (UA) fez um apelo, num comunicado, pelo recurso "aos meios legais existentes em caso de contestação dos resultados" da eleição, que segundo a organização respeitou os "princípios continentais de eleições democráticas".
            
 Neste contexto, um recorrer obrigatório foi imposto esta noite no Estado de Rivers, no sul do país, após tumultos causados pelo anúncio dos resultados locais.
             
"O governo impôs um recolher obrigatório no Estado de Rivers de 19h00 às 6h00 de hoje (de terça-feira) a fim de evitar qualquer tumulto à ordem pública em razão da situação política", declarou o porta-voz do governo, Ibim Semenitari.
             
A disputa presidencial mais acirrada desde o fim da ditadura em 1999 tem como rivais o actual chefe de Estado, Goodluck Jonathan, de 57 anos, e Muhamadu Buhari, 72, candidato do Congresso Progressista (APC).

Quase 69 dos 173 milhões de habitantes da Nigéria compareceram às urnas para escolher o presidente, os 109 senadores e 360 deputados do país de maior população da África, o maior produtor de petróleo e principal potência económica do continente.
             
Pela primeira vez os eleitores foram identificados pela impressão digital, o que em tese deveria evitar as fraudes registadas em votações anteriores.
             
Para a UA, "os processos de registo, de votação e de apuração foram, em geral, muito transparentes".
      
Analistas temem distúrbios após o anúncio dos resultados, como os que aconteceram nas eleições de 2011, que deixaram quase 100 mortos.


Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário