sexta-feira, 13 de março de 2015

Cooperação



EUA apoia Guiné-Bissau na Mesa Redonda, garante Embaixador

Bissau, 13 Março 15 (ANG) - O Embaixador do Estado Unidos da América acreditado na Guiné-Bissau, com a residência em Dakar afirmou que o seu pais vai estar presente e torcer a favor da Guiné-Bissau na Mesa Redonda do próximo dia 25 de Março.

James Peter Zumwalt que falava esta manhã em Bissau explicou que ao longo da sua estada no país manteve encontro com varias personalidades, nomeadamente o Presidente da República, o Primeiro-ministro, o Presidente da Assembleia nacional Popular, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, a Ministra da Justiça, da saúde pública, das Finanças, e o Secretário de Estado dos Transportes tendo ouvido deles os preparativos deste encontro económico.

O diplomata americano precisou que o seu Governo está determinado em apoiar o processo democrático na Guiné-Bissau assim como se encontra engajado em apoiar o seu plano de desenvolvimento nacional.

James Peter Zumwalt sublinhou que os Estados Unidos estão prontos a ouvir o referido plano na Mesa Redonda de Bruxelas, para que possa posicionar-se em termos de ajuda a conceder em benefício dos guineenses.

O Embaixador disse que vai permanecer 8 dias no país para “compartilhar com o povo, com as mulheres e conhecer melhor a cultura e os lugares importantes da Guiné”.

Dos contactos efectuados disse ter ficado com boa impressão do país e que ele se encontra bem preparado para o encontro de Bruxelas, manifestou o seu desejo de ver a Guiné-Bissau obter ali mais-valias para o seu desenvolvimento.

Elogiou a apresentação feita pelas mulheres no passado dia 8 de março, sobretudo pelas danças e cânticos culturais apresentados no desfile da comemoração do dia mundial das mulheres.

Informou que tendo em conta que as mulheres representam 50 porcento da população activa do país, entende que elas estão com a vontade e a ânsia e podem participar com outros sectores no processo da reconstrução do país.

Sobre a reabertura da embaixada, disse ter sido questionado sobre o assunto, em quase todos os encontros mantidos com as autoridades, mas informou que vai levar a preocupação as autoridades americanas para posicionarem.

ANG/AI /JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário