quinta-feira, 5 de março de 2015


Cantina escolar

Dia Internacional celebrado com varias advertências do PAM
Bissau, 05 Mar 15 (ANG) – O Programa Alimentar Mundial (PAM) chama a atenção das pessoas para importância da alimentação escolar na vida das crianças, sobre tudo na Guiné-Bissau onde subsistem problemas sérios de desnutrição infantil e da insegurança alimentar.

O aviso consta num comunicado desta organização das Nações Unidas na Guiné-Bissau enviada hoje à Agência de Notícias da Guiné- ANG no quadro da comemoração de 05 de Março, dia Internacional da Alimentação Escolar.

De acordo com o comunicado, o dia é instituído no quadro da promoção da vida saudável através de um ambiente escolar e visa, entre outros, despertar a atenção das pessoas sobre a qualidade nutricional dos programas de alimentação escolar no Mundo e alertar a consciência do pessoal sobre a problemática da pobreza e a fome que atinge as crianças e cuja alimentação escolar procura combater sob  forma de protecção social.

O documento refere que o PAM fornece refeições para 85 mil alunos da 1ª à 6ª classe na Guiné-Bissau e cobre mais de 400 escolas primárias e dá ainda mensalmente géneros de incentivos às raparigas pela participação nas aulas. "Dos 85 mil alunos assistidos, 41 mil são do sexo feminino, representando 48 por cento", informa a nota.

O PAM acrescenta que a alimentação escolar ou cantina escolar ajuda no combate a fome e permite as crianças de se concentrarem e de terem rendimento nas aulas.

Por outro lado, possibilita que as crianças permaneçam nas escolas durante o ano lectivo sem abandonar .
Por isso, de acordo com o documento do PAM,  o programa escolar é um espaço aberto onde todos podem congregar esforços para garantir uma alimentação nas escolas com uma pequena contribuição.

O PAM recorda que educar a nova geração é a tarefa de todos, pais, família, governo, Organizações não-governamentais, confissões religiosas e a sociedade civil no seu todo.

O PAM é a maior agência humanitária de mundo no combate a fome. Cada ano, em média, alimenta mais de 90 milhões de pessoas em mais de 70 países.  ANG/LPG/SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário