quarta-feira, 25 de março de 2015

Mesa redonda





“Resultados ultrapassaram as expectativas”, diz Geraldo Martins

Bruxelas,25 Mar 15 (ANG) - O ministro da Economia e Finanças disse que os fundos prometidos à Guiné-Bissau ultrapassaram as expectativas do governo “que contava receber menos apoio do sector público.

“Sabíamos que a comunidade internacional estava disposta a apoiar mas não esperávamos receber esse montante – 1.5 biliões de dólares”, disse Geraldo Martins, em declarações à Imprensa no final dos trabalhos da mesa redonda.

O governante guineense explicou que o montante prometido cobre três vezes o valor com que se contava do sector público.

O governo anunciou uma necessidade de financiamento global de dois biliões de dólares mas uma parte deste montante devia ser financiamento privado. “Sabemos que o sector público não seria nunca capaz de financiar os dois biliões de dólares”, disse.

Com o anúncio de disponibilização de um bilião e meio de dólares os 500 milhões de dólares em falta, segundo o ministro, podem ser agora cobertos por financiamento privado.

” O sector privado esta em condições de o fazer para cobrir o nosso plano global”, rematou Martins que disse que para os próximos três anos o pais nem vai precisar da totalidade do montante que vai agora buscar no financiamento privado.

A mesa redonda Guiné-Bissau/Parceiros de Desenvolvimento decorrido hoje em Bruxelas, na Bélgica teve como resultado a promessa de apoio financeiro no valor de mais de um bilião de euros para implementação do plano estratégico e operacional de desenvolvimento apresentado pelo governo da Guiné-Bissau. ANG

Do enviado especial da ANG, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário