terça-feira, 3 de março de 2015


Segurança Alimentar

Organizado ateliê para reforço de capacidades nacionais

Bissau, 03 Mar 15 (ANG) – O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em parceria com o Comité inter-Estados de Luta contra Seca no Shael(Cilss), organizam de 03 à 06 do corrente mês  a terceira Ateliê Nacional da Analise do quadro Harmonizado.
Personalidades que presidiram o Atelie
O curso subordinado ao lema " O IIº Ciclo de Identificação e analise de zonas em riscos e de populações e a insegurança alimentar e nutricional", é destinado aos técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural

A iniciativa  visa o reforço das capacidades de actores nacionais sobre as novas directrizes técnicas para conduzir as análises do quadro harmonizado e no domínio de seguimento da segurança alimentar e nutricional.

Classificar a natureza e a severidade e cartografar a insegurança alimentar e nutricional corrente, estimar as populações por fase de severidade da insegurança alimentar e nutricional e produzir de maneira consensual as fichas de comunicação sobre a insegurança alimentar e nutricional do país, constituem outros objectivos do seminário.

Ao presidir a cerimónia da abertura do ateliê, o Director-geral da Segurança Alimentar disse que está em curso o processo de implementação do Quadro Harmonioso no Sahel e na África Ocidental e que tem tido grande  adesão de países do Sahel, por ocupar um lugar estratégico  entre os diferentes documentos regionais.

Júlio Malam Injai  frisou que o Quadro Harmonioso foi estendido à 14 países africanos nomeadamente o Benim, Burquina - Faso, Cabo-Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guine-Conacri, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Tchad e Togo.

Júlio Injai disse esperar que o 2º ciclo de identificação e análise  servissem de suporte para alimentar a elaboração da Carta Regional sobre a segurança alimentar e nutricional corrente e projectada para um Ateliê Regional de Consolidação.

ANG \ MSC/SG        

 

 

 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário