quarta-feira, 25 de março de 2015

Mesa redonda





Balanço de meio percurso do Primeiro-ministro

Bruxelas, 25 Mar 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse estar satisfeito com o voto e demonstração de solidariedade e os anúncios de apoios que têm sido feitos pelos parceiros da Guiné-Bissau.

Simões Pereira fazia o balanço do meio percurso da mesa redonda numa conferência de imprensa em que teve que responder em português, francês e inglês as questões que lhe foram colocadas pelos jornalistas de diferentes órgãos e nacionalidades.

Pereira destacou o número das participações e a qualidade das intervenções mas sobretudo as manifestações de apoio que têm sido expressas.

“Isso faz-nos sentir muito mais confortados no sentido de que é muito importante trazer para Bruxelas uma visão estratégica e ouvir dos nossos parceiros os mecanismos necessários para construirmos as bases necessárias para um trabalho cujos frutos serão, de certeza, aqueles que estão estabelecidos”, disse.

O director-geral para Cooperação Internacional e Desenvolvimento da União Europeia disse que as autoridades guineenses apresentaram um programa ambicioso e bem feito e que pode contribuir para que a Guiné-Bissau atinja o nível de desenvolvimento desejável.

“Apoiamos este recomeço da Guiné-Bissau e estamos seguro que as novas autoridades têm todas as condições e apoio internacional necessário para fazer o trabalho necessário”, disse Frutuoso de Melo em conferência de imprensa.

Em comunicado à imprensa a União Europeia declarou a suspensão das sanções contra a Guiné-Bissau, impostas na sequência do golpe de estado de Abril de 2012, ao abrigo do chamado artigo 96.

A União europeia considera a conferência de doadores o regresso da Guiné-Bissau ao palco internacional e, na pessoa da comissária para Cooperação Internacional e desenvolvimento, Neven Mimica reiterou o compromisso de apoiar as prioridades da estratégia de desenvolvimento apresentada pelo governo.

A mesa redonda esta a ser co-presidida pela comissária Mimica, a directora-adjunta do gabinete regional para a Africa do PNUD, Ruby Sandhu-Rojon e pelo Primeiro-ministro, Simões Pereira.

Entretanto, o Secretário de Estado do Plano e Integração regional, Degol Mendes apresentou aos parceiros o Plano de Acção plurianual e o programa de investimento cujo montante de financiamento é estimado em Dois biliões de euros.

Desse montante, segundo Degol Mendes, a Guiné-Bissau esta a necessitar de 1.9 biliões de euros para financiar mais de 100 projectos.

Do enviado espacial da ANG, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário