quinta-feira, 5 de março de 2015


Mesa Redonda

Miguel Trovoada destaca pertinência do encontro de Bruxelas
Bissau, 05 Mar 15 (ANG) – O representante especial do Secretário- geral da ONU na Guiné-Bissau considerou a Mesa Redonda prevista para o dia 25 do corrente mês, em Bruxelas,  momento alto da cooperação da Guiné-Bissau com os seus parceiros internacionais.
Representante da ONU na Guine-Bissau

" A normalidade constitucional vivida no país vai permitir estabelecer as bases de um novo arranque e todos esperam que desta vez seja um arranque definitivo para o processo do desenvolvimento", Disse Miguel Trovoada em entrevista a radiodifusão Nacional.

Trovoada disse que o encontro vai permitir as autoridades guineenses dispor de meios e  recursos para poder assentar as bases de promoção do desenvolvimento económico e social.

O Representante do Ban Ki Moon disse que a normalidade constitucional após dois anos do período de transição devido ao golpe de Estado de 2012 vai permitir estabelecer as bases de um novo arranque da Guiné-Bissau.
Referiu que após a entrada em funcionamento dos novos órgãos da soberania, o governo estabeleceu algumas prioridades, caso concretos dos três planos elaborados  nomeadamente o de Emergência, de Contingência e de Desenvolvimento à longo prazo.

“Como todos sabemos, o Plano de Emergência permite ao governo atender algumas questões urgentes, casos de pagamento de salários atrasados, conclusão do ano escolar, do ano agrícola dos preparativos em termos de prevenção do vírus Ebola, estabelecimento de alguns serviços básicos as populações como agua e electricidade, enfim uma série de medidas tomadas “, enfatizou.

Trovoada informou que dos três planos elaborados pelo executivo, o de Desenvolvimento ao longo prazo é o que implica maiores recursos financeiros e humanos e que constitui a base fundamental dos preparativos desta Mesa Redonda.

Sublinhou que é pertinente a realização da Mesa Redonda “porque o país está a sair de uma situação difícil em que conheceu muitas convulsões que constituíram um impedimento para o processo do desenvolvimento e após dois anos de transição política.

Referindo-se ao último Relatório do Fundo Monetário internacional (FMI), que considerou positivo o desempenho macroeconómico do executivo, o ex-Presidente de São Tomé e Príncipe disse que esses relatórios dos parceiros do desenvolvimento, têm grande importância porque servem de orientação do curso da retomada de apoios é Guiné-Bissau.

“ Quando instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e outras da mesma envergadura vêm dizer que as coisas estão a caminhar bem, os parceiros bilaterais sentem-se mais encorajados e seguros no apoio a conceder ao país e é um elemento de credibilidade muito importante que não podemos ignorar ,“ disse .

Miguel Trovoada disse estar consciente de que cada um dos parceiros internacionais da Guiné-Bissau sabe que o momento é crucial, frisando que por isso sentiu-se  na última reunião do Conselho da Segurança da ONU, no passado dia 05 de Fevereiro, que a Comunidade Internacional manifesta a vontade de apoiar a Guiné-Bissau para sair de crise a criar bases para estabilidade e desenvolvimento.
As autoridades da Guiné-Bissau levam para Bruxelas um conjunto de projectos de desenvolvimentos relacionados a varias áreas para executar entre 2015 e 2020 cujo montante de financiamento ronda os 500 biliöes e francos cfa, cerca de um bilião de dólares americanos. ANG/MSC/SG

     

     

 

Sem comentários:

Enviar um comentário