quinta-feira, 12 de março de 2015

Incêndios de “Bandim”


Ministro do Comércio visita mercado e promete mais segurança

Bissau, 12 Mar 15 ANG - O Ministro do Comércio, António Serifo Embalo visitou quarta-feira os cacifos e armazéns que arderam no passado dia 11, no mercado de Bandim e garantiu aos comerciantes que mais agentes de segurança e Ordem Pública irão ser afectados em todos os mercados do País.

Dois incêndios se deflagraram no mercado de Bandim, nos últimos 7 dias e a Associação dos Retalhistas do Mercado de Bandim e os proprietários dos armazéns e cacifos sinistrados suspeitam de “fogo posto”.

 Serifo Embalo afirmou que o assunto será abordado na próxima reunião do Conselho dos Ministros e que os trabalhos de investigação irão ser concluídos para que os eventuais autores possam responder pelos seus actos perante a Justiça.

O Ministro disse que vai transmitir os detalhes do assunto à plenária governamental com vista a mobilização de apoios aos sinistrados. 

Alfa Umaro Baldé, um dos comerciantes do espaço comercial em referência e cujo cacifo ficou reduzido à cinzas, denunciou que o sinistro é de origem criminosa, porque, segundo suas alegações, ele mesmo teria,  “por diversas vezes,  interceptado um diálogo de um grupo de jovens que ameaçava lançar fogo ao mercado”.

Não soube quantificar em termos monetários a perda sofrida, mas Alfa Umaro Baldé adiantou à imprensa que foram grandes quantidades de arroz, óleo alimentar, açúcar, batata, cebolas, alhos, farinha de trigo, entre outros.

 Este retalhista de origem estrangeira diz que vai ponderar se vale ou não pena continuar as suas actividades comerciais no pais, perante  ameaças de que são alvos por parte de grupos de marginais.

Por seu lado, o Presidente da Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau disse que o primeiro incêndio esta sendo investigado para apurar se teria sido provocado por um curto-circuito, mas disse não ter dúvidas de que o segundo foi pura acção maligna.

O incêndio de parte do mercado de Bandim registou situações pouco habituais, pois enquanto se tentava combater o fogo um grupo de gente tentou arrombar as partes traseiras dos armazéns em chamas para roubar. 

E foi preciso recorrer a    intervenção policial para evitar mais prejuízos os proprietários desses armazéns.


ANG/AI/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário