sexta-feira, 20 de março de 2015


Novas tecnologias

Lançado novo portal governamental

Bissau, 19 Mar 15 (ANG) O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau presidiu quinta-feira o  lançamento oficial  do portal do governo - www. teraranca. gov. gw.
Domingos Simões Pereira

Na sua intervenção, Domingos Simões Pereira disse que “ hoje em dia quem não está na net, não existe”, para realçar a importância das novas tecnologias de informação e comunicação para as pessoas em todo o mundo.

O chefe do executivo afirmou que este acto demonstra a afirmação da Guiné-Bissau, enquanto  Estado soberano  capaz de comunicar e fornecer aos cidadãos, os elementos, não só que acompanham a acção governativa mas que também permitem ter informações em  tempo real.

Fazendo uma abordagem económica deste sítio do governo , Simões Pereira disse esperar que o mesmo venha a atrair o investimento estrangeiro, através de publicações de leis que regulam as condições de criação de empresas e realização de negócios na Guiné-Bissau.

Para isso, Simões Pereira fala, em primeiro lugar, na necessidade de contribuição de todos, ou seja, das estruturas pública e da sociedade civil.

Na qualidade de tutela,  o Ministro da Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares  afirmou que os objectivos da governação electrónica são nomeadamente, aumentar a satisfação dos cidadãos em relação aos serviços públicos, promover a sua participação no processo democrático, através do  acompanhamento da acção governativa.

Ao retratar o país, em termos de acesso as novas tecnologias, Baciro Djá referiu-se a existência de poucos serviços públicos com suporte electrónico, a falta de coordenação entre eles,  e ainda sobre o facto de a  internet abranger apenas três por cento da população da Guiné-Bissau.

O Ministro Baciro Djá considera de “fundamental”, o envolvimento de todos os servidores públicos em prol da modernização do Estado, bem como da mobilização da sociedade civil para a sua apropriação a nível nacional.

Para além dos membros do governo, estiveram presentes no lançamento deste portal do executivo representantes do corpo diplomático residente no país,  dos organismos internacionais, da sociedade civil e das confissões religiosas.

O executivo faz a apresentação pública do seu sítio na internet numa altura em que falta cinco dias para a conferência de doadores sobre  a Guiné-Bissau, em Bruxelas, Bélgica, prevista para 25 de Março.

ANG/QC/SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário