terça-feira, 10 de março de 2015

Mesa redonda


Ministro das Finanças espera sucesso deste encontro de doadores

Bissau, 09 Mar 15 (ANG) - O Ministro da Economia e Finanças garantiu estarem criadas todas as condições para o sucesso da Mesa redonda de doadores internacionais que se realiza no próximo dia 25 deste mês em Bruxelas, Bélgica.

O optimismo de Geraldo Martins foi manifestado hoje numa entrevista colectiva dada nas instalações da Televisão da Guiné-Bissau, e que serviu para retratar os preparativos do governo para esta conferência económica internacional.

Geraldo Martins sustenta o seu optimismo com o retorno da paz e estabilidade e ainda da confiança dos parceiros internacionais na “gestão transparente” das Finanças Públicas do país.

Contudo, o governante adverte que a mesa redonda em si não irá resolver “todos os problemas do país”, mas sim, segundo Geraldo Martins, os próprios guineenses é que são responsáveis pelo seu desenvolvimento.

De acordo com o ministro, os “pilares fundamentais” no Documento Estratégico que será apresentado na conferência internacional são a Governação, a Infra-estruturação do país, agro-industrialização e os desenvolvimentos urbano e humano e, ainda, a biodiversidade que, o governante apelida de eixo “transversal”.

Com base nestes eixos prioritários, explica Geraldo Martins, as autoridades da Guiné-Bissau elaboraram programas e reformas necessários a serem implementados, para impulsionar o desenvolvimento do país nos próximos anos.

Segundo o governante, estes programas estão divididos em duas partes, ou seja, horizontes temporais 2015-2020 e 2020 até 2025. 

O Ministro explicou que o objectivo do encontro é do país mobilizar fundos com vista a financiar projectos que possam gerar riqueza e emprego, para que a Guiné-Bissau, no futuro e com recursos próprios, venha a financiar os seus projectos.

Entretanto, Geraldo Martins advertiu que o país não tem condições para autofinanciar o seu processo de desenvolvimento e cita como exemplo Orçamento Geral de Estado de 2015 no valor de 148 mil milhões de Francos cfa, onde o país apenas conta 63 bilhões como receitas internas.

 Este facto, segundo o ministro das finanças, ilustra a “alta dependência” da Guiné-Bissau à ajuda externa.

Em declarações recente, o Secretário de Estado do Plano e Integração Regional, Degol Mendes, revelou que para a referida Mesa Redonda o governo vai apresentar 105 projectos de desenvolvimento nomeadamente, a construção da Barragem de Saltinho (Sul do país).
A realização deste evento conta com a assistência da União Europeia.


ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário