quinta-feira, 5 de março de 2015


Energia eléctrica

PM inaugura central eléctrica em Bambadinca

Bissau, 05 Mar 15 (ANG) – O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira afirmou quarta-feira que a Guiné-Bissau tem muitos amigos interessados em ajudar o país bastando para isso que haja paz e estabilidade.
Domingos Pereira fez esta afirmaçäo na cerimonia de  inauguração de uma central fotovoltaica hibrida, em Bambadica (leste do país) com capacidade de 312 kilowats.

Simões Pereira enalteceu  a importância da entrada em funções da referida  central financiado pela  União Europeia, Portugal  e Nações Unidas.
Disse  ser um investimento alinhado com a aposta do governo em promover o desenvolvimento a patir do interior do país.

“A Guiné-Bissau só tem a perder com os momentos de instabilidade”, disse o primeiro-ministro exemplificando que os apoios da União Europeia perdidos por causa do Golpe de Estado de 12 de Abril dariam para construir 100 centrais iguais a de Bambadinca .
Com o apoio da India, conforme o primeiro-ministro, uma iniciativa semelhante  será levada a cabo pelo governo na zona sul do país.

Uma equipa técnica indiana já se encontra no país e dentro de poucos dias vai arrancar com os trabalhos para o abastecimento das aldeias e vilas da Guiné-Bissau em eletricidade.

Por sua vez, o Representante da União Europeia, Victor Madeira salientou a disponibilidade de Bruxelas de continuar com projectos de cooperação na Guiné-Bissau.

O sector de Bambadinca conta com oito mil habitantes.

ANG/FGS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário