sexta-feira, 6 de março de 2015

Oito de Março


ANP organiza Sessão Especial sobre problemática da mulher

Bissau, 06 Março 15 (ANG)- O Presidente da Comissão Especializada da ANP para Assuntos da Mulher e Criança disse hoje  que a mulher Guineense tem demonstrado a sua capacidade, coragem, inteligência e determinação  na promoção da dignidade.

Sola N’quilin Na Bitchita que falava na abertura da Sessão Especial da Assembleia Nacional Popular (ANP) dedicada as mulheres, por ocasião do dia internacional das mulheres a comemorar no domingo, disse que na sociedade Guineense a mulher é o suporte da manutenção da maioria das famílias.

Defendeu que ela são mesmo suporte da sociedade em si e garantia do equilíbrio e a coesão social, através das suas actividades sociais, produtivas e económicas.

Na Bitchita sublinhou que com a abertura política no país, a mulher passou a ter uma nova frente, relativamente a igualdade de oportunidades e o empoderamento social, cultural e político, advogando sem rodeios e energicamente para a abolição de inúmeras práticas agressivas à saúde e a dignidade humana.

Destacou  o Fórum de Canchungo cujos trabalhos terminaram com a declaração intitulada “Declaração de Canchungo” considerado  um marco importante na acção diversificada da mulher para afirmação de uma sociedade nacional mais justa, integrada

e sustentada pela riqueza da sua diversidade étnico e cultural.

Katarina  Gomes, da UNIOGBIS disse que os políticos sempre colocaram em desvantagem as mulheres em relação aos homens. Relatou ainda o facto de as Nações Unidas sempre preocuparem com a situação das mulheres,  facto que levou a aprovação de várias convenções a favor da mulher.

Aquela responsável citou as Convenções já aprovadas tais como a Declaração de Benjoim, sobre a eliminação da violência à mulher, a Convenção Nº 13/25 sobre o acesso das mulheres às esferas da decisão e as resoluções 18/89  e 18/60 que convidam a comunidade internacional sobre a participação das mulheres nas esferas da decisão.

O dia das mulheres é celebrado no domingo mas desde o princípio desta semana que vendo sendo motivo de várias actividades desportivas e acadêmicas.

As mulheres do Ministério da Comunicação social, por exemplo já levaram a cabo vários encontros desportivos feminino, preveem para sábado uma palestra a ser orada pela Directora-geral da Televisão Publica, Paula Silva de Melo, antes de organizar um banquete.

ANG/AI/JAM/SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário