terça-feira, 24 de março de 2015

Ensino


“Rede da Educação para Todos” promove campanha para angariação de fundos

Bissau, 23 Mar. 15 (ANG) - A ministra da Educação Nacional caracterizou o sector como estratégico para a promoção do desenvolvimento económico, cultural e social, por ser uma área de “produção de conhecimento”.

Maria Odete Costa Semedo que falava esta segunda-feira na abertura do Ateliê organizado pela “Rede de Campanha de Educação para todos”, em colaboração com o Governo, com vista a sensibilização dos parceiros à disponibilizarem fundos para apoiar as actividades do sector do ensino, disse que o sector contribui para o crescimento económico dum país e, por conseguinte, por uma sociedade competitiva.

A governante precisou que o sistema do ensino guineense, enquanto sector de produção de conhecimento, é baseado no critério de inclusão, permitindo a todos terem acesso ao mesmo e que, segundo ela, deve ser de qualidade.

Para, Presidente da “Rede da Campanha da Educação para todos” Vençã Mendes, “não se ponham pensar numa educação de qualidade, sem fundos para o seu funcionamento”.

Aquele responsável afirma ainda que, no encontro mundial em 2010 sobre educação em Dakar, Senegal, os governantes foram advertidos, no sentido de cada país prever 20 porcento no respectivo orçamento do Estado, para o sector de educação.

Entretanto, segundo o responsável desta Organização Não Governamental, a Guiné-Bissau nunca respeitou esta recomendação.

Informou que, por isso a Rede desencadeou essa iniciativa, como forma de sensibilizar os parceiros a apoiarem financeira e materialmente, alguns projectos para o sector educativo
Embora, Vençã Mendes revelou que, de 2000 a 2010 a situação orçamental, para o sector de ensino evoluiu para pouco mais de o,6 por cento, que nas suas palavras,  demonstra que o “país tem ainda muita coisa por fazer” . 

ANG/AI/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário