terça-feira, 10 de março de 2015

Cooperação


Guiné-Bissau e Cabo Verde relançam cooperação em nove áreas

Bissau, 10 Mar 15 (ANG) – Os Empresários guineenses e cabo-verdianos irão a partir de agora desenvolver a cooperação em nove áreas, enquanto os respectivos governos acordaram realizar cimeiras bilaterais periódicas.

Tais intensões estão consubstanciadas nos acordo e memorando de entendimento rubricados domingo por responsáveis dos dois países, no final de uma visita de seis dias realizada por investidores cabo-verdianos ao país, e chefiada pela Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial de Cabo-Verde, Leonesa Fortes.

A data da Cimeira bilateral ainda não foi definida mas para já os empresários dos dois países concordaram em estabelecer parcerias nos sectores da agricultura, agro-negócio, pescas, turismo, transportes, energias renováveis, construção civil e tecnologia de informação e comunicação.

Os nove sectores foram apontados como sendo potencialidades e oportunidades de negócios para os dois países, mas também foi reconhecido que para tal serão precisos “ mecanismos que possam agilizar os acordos nomeadamente no âmbito fitossanitário, no sector da indústria, com ênfase para o ramo farmacêutico.

A dupla tributação é outra área que deve merecer um acordo nos próximos tempos, segundo o ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins. Houve também um entendimento quanto a urgência de serem implementados os acordos já existentes nomeadamente nos ramos das pescas, agro-indústria e construção civil.

 Geraldo Martins considerou de histórica a visita da delegação cabo-verdiana ao país, porque, justificou, “ocorreu numa altura em que os guineenses estão a traçar um novo rumo após anos confusos vividos no passado”.

O Ministro elogiou ainda a solidariedade dos cabo-verdianos durante os referidos períodos e disse acreditar que desta vez as coisas serão diferentes em termos de materialização de intenções do empresariado dos dois países.

Por seu turno, a Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial de Cabo-Verde, Leonesa Fortes, sublinhou que o governo do seu país acredita que estão criadas as condições para que haja confiança entre os dois Estados e possibilidades de negócios entre os respectivos sectores privados.

“ O maior sinal que a Guiné-Bissau dá à Cabo-Verde e ao mundo é a inclusão na governação. Apesar da vitória com maioria absoluta, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) fez um governo onde integra todas as forças politicas”, destacou Leonesa Fortes.

Em sintonia perfeita se encontram também os representantes dos sectores privados dos dois países, tendo o presidente da Câmara do Comercio de Cabo-Verde (CCCV), José Spencer Lima assegurado ao seu homologo guineense, Braima Camara a disponibilidade dos empresários cabo-verdianos fazerem avançar as intenções de estabelecimento de parcerias.

Como sinais positivos para a materialização deste desiderato, Spencer Lima indicou que o seu governo já tem disponível um navio com capacidade de mil toneladas pronto para estabelecer ligação marítima entre os dois países.

Igualmente, o presidente da CCCV reafirmou que a transportadora Aérea de Cabo-Verde (TACV) irá retomar os seus voos de ligação das duas capitais, dentro de três meses.

Os acordos de cooperação estabelecidos entre os dois países marcaram o fim da visita da ministra cabo-verdiana do Turismo, Investimento e Desenvolvimento empresarial, Leonesa Fortes à Guiné-Bissau.

ANG/LLA /JAM/SG

             

Sem comentários:

Enviar um comentário