quinta-feira, 26 de março de 2015

Mesa redonda




Guiné-Bissau consolida apoio da comunidade internacional

Bruxelas,25 Mar 15 (ANG)- O Primeiro-ministro anunciou hoje em Bruxelas que o próximo passo vai ser a criação de um mecanismo de monitorização e controlo dos fundos mobilizados pelo governo.
Simöes Pereira falava à imprensa momentos apos o término dos trabalhos da mesa redonda sobre a Guiné-Bissau que decorreu sob patrocinio da Uniäo Europeia e as Nações Unidas.
“Garanti ao comissario para a cooperação e desenvolvimento da Uniäo Europeia que não é so o montante que a comunidade internacional ira colocar  a nossa disposição que vai ser objecto desta monitorização e controlo. Mesmo os recursos internos que formos capazes de arrecadar também serão submetidos a esta avaliação e controlo”, disse.
Simöes Pereira acrescentou que este controlo sera exercido através da criação de uma  estrutura transparente de gestão e numa abertura sem quaisquer reservas para o acompanhamento da Comunidade Internacional através de auditorias subsequentes a sua aplicação.
Em relação aos resultados da mesa redonda, Domingos Simöes Pereira disse que os dois objectivos perseguidos foram alcançados.
“Viemos com vários objectivos e um deles é ter de volta os nossos parceiros internacionais. Que marquem presença e sejam capazes de demonstrar disponibilidades de voltar a cooperar com a Guiné-Bissau e criar mecanismos para esse efeito”, sublinhou.
O segundo objectivo, segundo Simöes Pereira é a cobertura necessária para a implementação do programa estratégico de desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Os valores colocados a mesa(1.5 bilioes de dólares) são suficientes para fazer-mos a implementação dos planos de desenvolvimento apresentados.
As autoridades guineenses apresentaram aos parceiros da Guiné-Bissa necessidade de financiamento no valor de 2 mil milhões de dólares americanos para implementação do Plano Estrategico e operacional de desenvolvimento 2015-2020.
O montante ainda em falta(500 milhöes de dólares americano) segundo o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins devera ser  mobilizado junto de parceiros privados.


Do enviado especial da ANG, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário