quarta-feira, 25 de março de 2015

Mesa redonda



Reunião Internacional de parceiros sobre Guiné-Bissau aberta em Bruxelas

Bruxelas, 25 Mar 15 (ANG) - A Guiné-Bissau realiza hoje em Bruxelas, na Bélgica uma reunião com os parceiros internacionais com vista a mobilizar apoios financeiros destinados a relançar o desenvolvimento económico e social.

Segundo os planos das autoridades guineenses serão necessários pouco mais de 500 mil milhões de francos CFA para se investir em mais de 200 projectos de desenvolvimento.

A cerimónia de abertura do encontro vai ser marcada pelas intervenções dos representantes da União Europeia e das Nações Unidas e ainda da do Primeiro -ministro Domingos Simões Pereira.

Segundo o programa de trabalho distribuído à imprensa, após as intervenções será apresentado um filme de mais ou menos cinco minutos sobre a Guiné-Bissau, da autoria do cineasta guineense Flora Gomes. 

Para o início da tarde está prevista apresentação pelo ministro da Economia e finanças, Geraldo Martins do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020 e a Visão 2025., instrumentos através dos quais o governo pretende mudar a Guiné-Bissau em vários domínios.

Após esta apresentação Domingos Simões Pereira fará a sua segunda intervenção desta feita para destacar os pontos fortes do plano evidenciando as suas ambições e as razoes das propostas governamentais.

Concluída a intervenção do chefe do governo serão abertas as inscrições para o inicio do dialogo Governo parceiros internacionais, fase que será seguida de apresentação pelo Secretario de Estado do Plano e Integração Regional, Degol Mendes do Plano de Acção Plurianual e Programa de Investimento.
O programa de reunião prevê que após discussões sobre o plano de acção e programa de investimentos entra em cena o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Mário Lopes da Rosa para apresentação das conclusões finais.
Já na fase de encerramento três inversões voltam a ser apresentadas nomeadamente pelo representante da União Africana, da União Europeia e pelo PM, Simões Pereira, que entretanto se disponibilizará de seguida para responder às questões dos jornalistas, numa conferência de imprensa.

Entretanto o programa do dia 24 foi preenchido com a exibição de um filme sobre a Guiné-Bissau da autoria do cineasta Flora Gomes.

O filme retrata a biodiversidade guineense enaltecendo as riquezas em recursos haiêuticos, fauna e flora, para além de aspectos culturais em que as mulheres mais se destacam nas lides familiares para o sustento do lar.

A animação musical do filme esteva cargo dos artistas, José Manuel Forbs, Binhan e Ernesto Dabo.

Uma exposição de obras de pintores guineenses esteve igualmente patente nesse dia em que os artistas Binhan e Carina Gomes voltaram a demonstrar os seus dotes artísticos pouco resistido por boa parte de guineenses e não só que se deslocaram à Bruxelas para assistir a mesa redonda.

Do enviado especial Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário