terça-feira, 17 de março de 2015

Economia



CNC recomenda medidas para sucesso da comercialização de caju

Bissau, 17 Mar 15 (ANG)- O Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau (CNC) recomendou hoje a tomada de medidas que  garantam a realização, com sucesso, da campanha de comercialização de caju prestes a iniciar.

A recomendaçäo do CNC foi expressa no final da primeira reunião ordinaria deste orgäo, em Bissau, na qual  se procedeu as análises da situação economica, monetaria e financeira nacional e internacional, das decisões do encontro de comité de politica monetaria do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO) realizado no inicio do mês, do estado de adopção dos textos comunitarios e da situação do financiamento da economia nacional.

Ao nivel interno o orgão registou um crescimento economico de cerca de 3 porcento do produto interno bruto no ano findo, contra os 0,9 % de 2013, enquanto que o valor da exportação assinalou um acrescimo de 7, 3 por cento em 2014, em relação ao ano transacto.

Tal crescimento, de acordo com uma nota à imprensa do CNC à que a ANG teve acesso, se deve ao aumento do preço de exportação da castanha de caju que passou de 850 para 1000 dolares por tonelada no ano passado.
 
“A actividade no sector industrial cresceu em 3,3 em 2014 contra 2 por cento no ano antecedente”, refere a nota que justifica isso com uma melhoria significativa na produção e distribuição da electricidade.

De acordo com o mesmo documento, o sector comercial cresceu 6,3 por cento no ano findo contra os 1,7 registados em 2013,  em consequência do aumento da actividade no sector da comercialização da castanha de caju e melhoria da procura interna, favorecendo assim o pequeno comércio.

A inflação manteve-se controlada numa taxa anual média de 1 por cento contra os 0,9 em 2013, enquanto que as finanças publicas beneficiaram dos efeitos economicos e as reformas levadas a cabo para melhorar o desempenho das entidades tributarias.

“Em 2014, o sector externo foi caracterizado por um superativ recorde do saldo global da balança de pagamento que atingiu 65 mil milhões de francos CFA , em virtude do aumento do valor das exportações e uma maior mobilização de recursos externos”, relata o CNC.

Com base nestes analises, o orgão economico recomendou a aceleração do processo de adopção de textos comunitarios relativos aos bancos e que sejam financiados actividades produtivas, aceleradas as reformas e implementados  projectos publicos com vista a promoçäo do emprego,  crescimento economico e consolidação fiscal.

Por fim, o CNC felicitou o governo pela execução do programa de emergência, analizou os riscos que pendem sobre as perspectivas de curto prazo e formulou votos que a Mesa Redonda do dia 25 em Bruxelas possa mobilizar recursos para financiar o processo de recuperação economica e financeira.

ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário