terça-feira, 10 de março de 2015

Energia Fotovoltaica



Ministra de Cabo Verde enaltece experiência da Guiné-Bissau

Bissau,10 Mar 15 (ANG) - A ministra de Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial de Cabo-Verde enalteceu a primeira experiencia da Guiné-Bissau em matéria da energia fotovoltaica com a inauguração da Central Eléctrica em Bambadinca.

Leonesa Fortes falava durante a visita que, na companhia do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, efectuou no passado dia 6, à nova central fotovoltaica de Bambadinca.
Disse que a experiencia é muito importante uma vez que vai levar energias as comunidades mais afastadas que não têm condições de acesso à rede eléctrica.

O responsável dos serviços Administrativos e Financeiros do projeto de Gestão da Associação de Desenvolvimento de Bambadinca explicou que o modelo de gestão do novo central é comunitário, ou seja, envolve parcerias com as autoridades do Estado e o poder tradicional.

Instado a dizer sobre o tarifário a praticar, Djoi Seidi esclareceu que praticam duas tarifas, nomeadamente  a de índole social para famílias carenciadas , os quais possuem luz eléctrica das 19H00 às 00H00 e sob uma mensalidade de 3.666  francos CFA.

As famílias comprovadamente com mais possibilidades económica foram instalados contadores pré-pago que  registam a quantidade consumida a pagar a pagar.

Trata-se da primeira experiência neste domínio na Guiné-Bissau, da qual por 24 horas/dia beneficiam 680 agregados familiares do sector de Bambadinca.

A central conta com 128 painéis solares, 216 baterias e três gerados a gasóleo para em dias de chuva garantir fontes de energia alternativo, a fim de carregar as baterias e abastecer as casas.

ANG/AC/JAM/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário