terça-feira, 17 de março de 2015


Formação profissional

Bolsas de estudos para Centro Brasil/Guiné-Bissau
Bissau, 16 Mar 15 (ANG) - O Governo vai conceder no próximo ano lectivo, bolsas de estudo aos alunos de 12º ano de cada área no Centro de Formação Profissional Brasil /Guiné-Bissau, sito na Granja de Pessubé, em Bissau

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela ministra da Educação Nacional numa visita conjunta efectuada  àquele estabelecimento de ensino na companhia  do titular da pasta da Função Pública e o Embaixador do Brasil no pais.

Maria Odete Costa Semedo, Admiro Nelson Belo e Fernando Aparício da Silva, visitaram a referida escola tendo constatado o seu funcionamento.
A ministra explicou que as bolsas de estudo prometidas serão concedidas no âmbito duma parceria a estabelecer entre a sua instituição e a Direcção do Centro de Formação Profissional.

“A nossa intenção é para que os alunos ao terminarem os liceus que saiam com duplo certificado, ou seja um do 12º ano e outro profissional”, justificou Maria Odete Costa.

Em relação ao funcionamento do Centro a ministra da Educação Nacional mostrou-se satisfeito e disse que é vantajoso para o país dispor de uma instituição de formação profissional de qualidade.
Interrogada sobre a marcha dos estudantes de diferentes instituições de ensino superior na qual se exigiu  a reabertura dos cursos suspensos por ordens do Ministério da Educaçâo, Maria Odete Costa respondeu que o lugar dos estudantes é nas salas de aulas e não nas ruas, acrescentado que para tal é preciso dialogar com as próprias instituições que não lhes dão garantias de um certificado igual ao nome do curso.

“O curso não é só nome. O curso é saber fazer. Saber ter e saber ser, pressupostos que faltam algumas Universidades". disse.

Odete Semedo disse que  os responsáveis dessas universidades devem saber que o país precisa de quadros bem formados para poderem servir futuramente a Guiné-Bissau.

Acrescentou que esses quadros devem estar em pé de igualdade com os da sub-região bem como de Portugal, França entre outros.

O Centro de Formação Profissional Brasil /Guiné-Bissau funciona com dez cursos dentre os quais Electricidade, Canalização, Corte e Costura, Refrigeração, serralharia, Mecânica Auto e manutenção de computadores.

Aquela instituição financiada pelo Governo brasileiro, trabalha há nove anos e já formou cerca de dois mil pessoas em deferentes áreas e neste momento conta com 280 alunos e 20 instrutores nacionais.
ANG/LPG/SG   

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário