quarta-feira, 25 de março de 2015

Mesa redonda



PM reafirma expectativa de confiança no sucesso do encontro

Bruxelas, 25 Mar 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira reiterou a expectativa em relação ao sucesso da mesa redonda Guiné-Bissau/parceiros de Desenvolvimento que hoje se inicia em Bruxelas na Bélgica.

“A expectativa é de se confirmar aquilo que temos vindo a preparar. A Guiné-Bissau vai enfrentar essa conferência com muita confiança”, disse Simões Pereira em declarações à imprensa após a apresentação de um filme sobre a Guiné-Bissau, na sede da organização ACP (África, Caraíbas e Pacifico) em Bruxelas. 

O chefe do governo justificou que a biodiversidade foi colocada no centro das atenções porque a Guiné-Bissau precisa contar uma história diferente e positiva.

“E nos achamos que o bem natural que Deus nos deu precisa ser conhecido, valorizado e promovido. Na biodiversidade não temos razão de estar divididos. Acredito que é esse o propósito de propormos a biodiversidade”.

Simões pereira disse não ter dúvidas de que a Comunidade internacional quer estar com os guineenses para desenvolver uma parceria forte.

“Agora temos é que ser sérios na abordagem dessa parceria. Queremos – provar que estamos preparados para desenvolver essa parceria”.

O Primeiro-ministro interpreta a participação do presidente senegalês, Macky Sall na mesa redonda como uma demonstração de solidariedade.

“Acho que no passado tivemos dificuldades no relacionamento porque não exploramos devidamente a proximidade, a informação e troca de notas, o que estamos a evitar”, explicou.

Com patrocínio da União Europeia e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Bruxelas é hoje palco de uma conferência internacional de doadores sobre a Guiné-Bissau.

O encontro visa a validação dos esforços nacionais de consolidação da democracia e estabilidade e endosso das estratégias de desenvolvimento definidas pelas autoridades guineenses através do anúncio do apoio financeiro indispensáveis para a realização dessas estratégias. ANG

Do enviado especial, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário