sexta-feira, 20 de março de 2015



Mesa Redonda

PM viaja hoje para Bruxelas

Bissau, 20 Mar 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, deixa Bissau hoje  com destino à Bruxelas, Bélgica, para preparar e dirigir a conferência internacional de doadores sobre  a Guiné-Bissau que se realiza na “capital” da Europa comunitária, no dia 25 deste mês.

Logotipo da Guiné-Bissau para Mesa Redonda
Em conferência de imprensa quinta-feira sobre este encontro de mobilização de recursos financeiros para o país, o chefe do executivo informou que 2.2 mil milhões de dólares são o valor global necessários para financiar os diferentes projectos do país até ao ano 2025.

Entretanto, Simões Pereira explica que para esta legislatura, ou seja nos próximos quatro anos, o executivo pretende junto da comunidade internacional e os países parceiros , pelo menos 500 milhões de Dólares para materializar o programa do governo aprovado pelo parlamento.

Ainda, segundo o número um do governo, o Plano Estratégico, o documento programático e de desenvolvimento do país nos próximos anos, está  dividido em duas fases, 2015 e 2020 e 2020/2025.

Abordado sobre a preocupação do Presidente da República de não recorrer aos empréstimos que venham a comprometer as futuras gerações, o Primeiro-ministro diz concordar com a chamada de atenção de José Mário Vaz e informa que os meios financeiros que o país irá mobilizar na mesa redonda de Bruxelas serão destinados a produção de riqueza, através de investimentos, como a construção de porto de águas profundas de Buba, no Sul da Guiné.

 Domingos Simões Pereira assegurou que a mesa redonda  vai permitir a Guiné-Bissau, em primeiro lugar, reactivar o seu programa de cooperação com os seus parceiros bi e multilaterais, e mobilizar recursos para o desenvolvimento.

Pereira  volta a afirmar que o avanço da Guiné-Bissau depende dos consensos alcançados pelos “próprios” guineenses no que tange as questões da vida nacional.

Nesta conferência de imprensa, estiveram presentes, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, e o Secretário de Estado do Plano e Integração Regional, Degol Mendes.

ANG/QC/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário