terça-feira, 3 de março de 2015


Mesa Redonda

 
Comité de Pilotagem realiza Fórum Nacional de Concertação

 Bissau, 03 Mar 15 (ANG) - O Secretário de Estado do Plano e Integração Regional, Degol Mendes anunciou hoje que o governo conta  realizar no próximo dia 10 do corrente mês, um Fórum Nacional de concertação e reflexão entre os guineenses radicados no pais e na diáspora.

Degol Mendes Secretario de Estado do Plano
Degol Mendes, Coordenador do Comité de Pilotagem dos preparativos da Mesa Redonda prevista para  25 de Março, em Bruxelas, disse hoje em conferência de imprensa que o referido Fórum, denominado de "Regresso à Madina Boé", visa criar um espaço de concertação entre todos os actores da vida nacional para uma discussão sobre o futuro do pais.

"Estamos bastante atrasados. Mas acreditamos  que ainda podemos realizar o referido encontro e conseguirmos o êxito desejado com a iniciativa", explicou.

O governante disse que para o Fórum Nacional serão convidados todos os sectores, nomeadamente a sociedade civil, sector privado e todas as franjas da população para que juntos possam reflectir sobre a Guiné-Bissau.

O Secretário de Estado do Plano e Integração Regional, disse que o objectivo inicial do Comité de Pilotagem é de deslocar-se ao interior do pais para poder partilhar com as populações o documento que irão levar a Mesa Redonda.

"Infelizmente, devido ao tempo que nos resta para chegarmos à Mesa Redonda, decidimos aumentar o nível de representação dos  actores regionais no Fórum Nacional para que efectivamente todos possam dar a sua contribuição", informou.

Adiantou que para o efeito, a participam no evento não só o poder moderno, mas também  o tradicional “para darem as suas contribuições de forma a enriquecerem o documento que consideramos de Alcorão, Bíblia e Guia para os próximos anos”.

Degol Mendes frisou que a Mesa Redonda é apenas uma etapa nesse processo, acrescentando que “o mais importante é o  Documento reflectir as   aspirações das populações e que sirva de Guia que possa tirar a Guiné-Bissau da situação em que se encontra”.

Aquele responsável afirmou que, na preparação dos dossier da Mesa Redonda, o Comité de Pilotagem não contou apenas com os técnicos que elaboraram os textos, mas também com artistas, “porque cada sector tem a sua forma de interpretar a realidade tanto, escrita, desenhada ou cantada”.

"Por isso, está em curso a produção de um filme com a sua banda musical que vai no sentido de inculcar os novos valores que queremos efectivamente que venham a orientar as acçoes que temos. De igual forma vamos ressuscitar a figura da banda desenhada NTori Palan, com base numa linguagem mais adequada à explicações estratégicas do documento.

Os apoios que as autoridades da Guiné-Bissau vão pedir aos doadores deve cobrir o período 2015-2020 e deverão representar cerca de 500 biliões de francos cfa(um bilião de dólares americanos) e para financiar mais de 200 projectos. ANG/AC/SG

   

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário