quinta-feira, 5 de março de 2015


Economia

Mulheres da Sub-região recebem formação sobre transformação de produtos

Bissau, 05 Março 15 (ANG) - Catorze mulheres da Sub-região, agrupadas na Confederação das Organizações Profissionais da Pesca Artesanal (CAOPA) estiveram reunidos esta manhã em Bissau numa acção de formação sobre a transformação local dos produtos agrícolas e haliêuticos, a higiene e  Segurança Alimentar.
A Vice-presidente da organização Antónia A. Djalo disse que o encontro    vai permitir a troca de experiências entre as mulheres dos 15 países  da CEDEAO.

Ao presidir a abertura do ateliê, Vitorino Nsan Nahada, em representação do Secretário de Estado das Pescas, referiu que o acto que agrupou mulheres da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental, é um marco importante na viragem da história e tomada de consciência das mulheres.

Disse que uma vez organizadas essas mulheres poderão melhor contribuir para a segurança alimentar e consequente para a redução da pobreza, desenvolvimento do sector e promoção do emprego.

Em representação do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO), Rui Fonseca revelou que esta agência da ONU apoiou no ano findo, a valorização e gestão durável dos produtos da pesca artesanal com um montante de 385 mil dólares americanos , que permitiu à mais de 200 mulheres transformarem o seu pescado em Cacheu, Bidjilim e em São Vicente, localidades do Norte da Guiné-Bissau.

Rui Fonseca precisou que aquele apoio permitiu  as mulheres melhoraram o ambiente do trabalho e aumentaram os seus rendimentos económicos.

Garantiu que o FAO vai continuar a apoiar várias iniciativas das mulheres com vista a redução da  fome e ao   combate a pobreza.

A valorização de produtos agrícolas, da pesca artesanal, a aquacultura nas economias africanas, as técnicas de conservação do pescado em gelo, a higiene geral e a prevenção, técnicas de processamento tradicional são entre outros os temas que estão a ser administrados.

Os trabalhos deste ateliê terminam no sábado. ANG/AI /SG    

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário