Economia
Mulheres da Sub-região
recebem formação sobre transformação de produtos
Bissau,
05 Março 15 (ANG) - Catorze mulheres da Sub-região, agrupadas na Confederação
das Organizações Profissionais da Pesca Artesanal (CAOPA) estiveram reunidos
esta manhã em Bissau numa acção de formação sobre a transformação local dos
produtos agrícolas e haliêuticos, a higiene e Segurança Alimentar.
A
Vice-presidente da organização Antónia A. Djalo disse que o encontro vai permitir a troca de experiências entre
as mulheres dos 15 países da CEDEAO.Ao presidir a abertura do ateliê, Vitorino Nsan Nahada, em representação do Secretário de Estado das Pescas, referiu que o acto que agrupou mulheres da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental, é um marco importante na viragem da história e tomada de consciência das mulheres.
Disse que uma vez organizadas essas mulheres poderão melhor contribuir para a segurança alimentar e consequente para a redução da pobreza, desenvolvimento do sector e promoção do emprego.
Em representação do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO), Rui Fonseca revelou que esta agência da ONU apoiou no ano findo, a valorização e gestão durável dos produtos da pesca artesanal com um montante de 385 mil dólares americanos , que permitiu à mais de 200 mulheres transformarem o seu pescado em Cacheu, Bidjilim e em São Vicente, localidades do Norte da Guiné-Bissau.
Rui Fonseca precisou que aquele apoio permitiu as mulheres melhoraram o ambiente do trabalho e aumentaram os seus rendimentos económicos.
Garantiu que o FAO vai continuar a apoiar várias iniciativas das mulheres com vista a redução da fome e ao combate a pobreza.
A valorização de produtos agrícolas, da pesca artesanal, a aquacultura nas economias africanas, as técnicas de conservação do pescado em gelo, a higiene geral e a prevenção, técnicas de processamento tradicional são entre outros os temas que estão a ser administrados.
Os trabalhos deste ateliê terminam no sábado. ANG/AI /SG
Sem comentários:
Enviar um comentário