segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia mundial da Agua



Governo empenhado em relançar estudos para gestão duravel dos Recursos Hidricos

Bissau, 23 mar 15 (ANG) – A maior preocupação do executivo, neste momento, é relançar os estudos técnicos e institucionais para a gestão duravel dos recursos hidricos do país e garantir o acesso a população aos serviços de abastecimento deste líquido precioso e saneamento.

A Revelação foi feita domingo pelo Ministro dos Recursos naturais, quando proferia a mensagem alusivo ao dia mundial da Agua, assinalado 22 do mês em curso em todo o mundo, tendo acrescentado que sem estas duas componentes não pode haver desenvolvimento institucional do sector.

Daniel Gomes sublinhou que apesar das diligências em curso para o aprovisionamento da água e serviços seguros de saneamento basico, os desafios ainda continuam a ser enormes para o sector.

O ministro referiu que em termos de dados estatisticos, a cobertura média nacional de abastecimento da água oscila entre 45 a 55 por cento, enquanto o saneamento basico não ultrapassa os 30%.

“A maior causa de mortalidade e morbilidade infantil, assim como de doenças diarreicas e disenterias estão ligadas a agua”, denunciou Daniel Gomes que exortou sobre a necessidade de redobrar os esforços, numa altura em que terminam os prazos relacionados com os Desafios do Milenio para o Desenvolvimentop no sector da agua e preparação da agenda pos 2015.

O ministro indicou algumas iniciativas em curso promovidas pelo governo com apoio dos parceiros, como parte dos esforços do executivo para melhorar o quadro estatistico, nomeadamente a consrução e reabilitação de pontos de água e de latrinas melhoradas com abordagem “Saneamento Total liderado pela Comunidade” (CLTS) no sul do país.

A conclusão do projecto de aguas financiado pela União Economica e Monetaria Oeste Africana (UEMOA), com a construção de 100 furos a nivel nacional, o lançamento de concurso para construção de cerca de 3 dezenas de novos sistemas fotovoltaicos de bombagem do liquido precioso em Bafata, Gabu, Oio e Tombali e a recuperação do sistema de abastecimento a cidade de Farim, atraves do sistema solar, são outras das actividades perspectivadas pelo governo.
 
Por outro lado, Daniel Gomes explicou que no quadro da Organização sub-regional para o Aproveitamento do Rio Gambia (OMVG), o país conseguiu um financiamento, em valor não revelado, e já realizou estudos na bacia do Kayanga/Geba e cujos resultados podem servir para metigar a situação ambiental negativa vigente na parte ajusante, ou seja, a bacia do geba no territorio nacional.

Entre outros falou do projecto para a construção de uma barragem hidroagricola multifuncional em Camposa e o uso dos recursos hidricos transfronteiriços partilhados para construção de infraestruturas energeticas que irão optimizar o desenvolvimento sustentavel dos países membros da OMVG.

A concluir, Daniel Gomes aproveitou a ocasião para expessar os seus agradecimentos aos parceiros na concecussão dos objectivos propostos no domínio da agua, nomeadamene a ONU, atraves das agências como PNUD/FENU, OMS e UNICEF.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário