sexta-feira, 13 de março de 2015

Mesa Redonda



Governo prevê economia competitiva para 2025

Bissau, 13 Mar 15 (ANG) -O Primeiro-ministro anunciou quinta-feira a previsão de a Guiné-Bissau ter até 2025 uma economia competitiva, em que o sector da biodiversidade irá jogar um papel “muito importante”.

Domingos Simões Pereira discursava na cerimónia de apresentação ao parlamento do Plano Estratégico para Mesa Redonda com Parceiros de Desenvolvimento do próximo dia 25.

 Simões Pereira revelou que já em Abril, a Guiné-Bissau irá iniciar a transformação local de tomates e mangas, além de começar a exportação deste último produto para à Europa.

Referindo-se ao Plano Estratégico para o encontro com doadores em Bruxelas, explicou que o documento é o resultado do trabalho dos guineenses, acrescentando que os documentos que orientaram os programas do plano estratégico para a mesa redonda foram baseados na política sectorial e no documento estratégico nacional de redução da pobreza. 

 O Primeiro-ministro prometeu dar maior atenção à reforma no sector da Defesa e Segurança sem esquecer da reforma no sector da Justiça, acrescentando que propôs a infra-estruturação do país como eixo de agro-industrialização com a finalidade de assegurar o desenvolvimento urbano e humano, tendo como eixo transversal o sector da biodiversidade.

O chefe do executivo alerta aos guineenses no sentido de contribuírem para o crescimento e estabilidade do país, e não na interrupção do desenvolvimento da sociedade com situações de conflitos e de desordens. 

 O PM disse que pretende convidar ao presidente do Senegal e o Governo de Angola para tomarem parte na mesa redonda à ser realizada no dia 25 do mês corrente em Bruxelas.

O governo vai levar à mesa redonda com parceiros de desenvolvimento um pedido de apoio financeiro no valor de cerca de 500 biliões de francos cfa (um bilião de dólares americano) para a realização de mais de 200 projectos durante o período 2015-2020.

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário