terça-feira, 10 de março de 2015

Toxicodependência



Associações e ONGs recolhem alimentos para centro de reabilitação de Quinhamel

Bissau, 10 Mar 15 (ANG) – Um grupo de Associações e ONGs desencadeou a partir de Portugal uma campanha de recolha de  alimentos , medicamentos e roupas a favor do Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel , Norte da Guiné-Bissau.

Segundo um comunicado à imprensa enviado à Agência de Noticias da Guiné -ANG, a campanha irá decorrer sob o lema “todos juntos pelo centro de reabilitação de toxicodependentes e doentes mentais de Quinhamel” e vai iniciar na próxima quinta-feira devendo  terminar no dia 30 de Abril deste ano.

 A campanha, conforme os organizadores, será coordenada pelo historiador guineense Julião Soares Sousa e visa recolher alimentos e todo o tipo de enlatados: carne, atum, cavala, sardinha, arroz, massas, leite em pó, bolachas, açúcar, feijão e grão, chocolate em pó, farinha, óleo alimentar, azeite e água”, informou o documento.

Nesta campanha serão igualmente recolhidos medicamentos e outros bens tais com roupas calçados livros, lençóis e mosquiteiros.

O documento informa que os interessados podem depositar os bens em Lisboa concretamente no pavilhão Multiusos de Odivelas às quartas, quinta e sextas-feiras, no horário normal de expediente, assim como no centro de educação especial do Minho e na escola básica Fernando Casimiro no Rio Maior, em Coimbra, e no Instituto Universitário Justiça e Paz .

O referido centro foi fundado há 15 anos pelo pastor guineense, Domingos Té, com a finalidade de atender as sequelas do aumento de consumo de crack e da cannabis, sobretudo entre a população jovem, sendo a única instituição de género na Guiné-Bissau e até da sub-região, o que acarreta novos desafios e constrangimento de vária ordem que impedem o seu normal funcionamento.

O referido centro  conta actualmente com cerca de 70 doentes internados e tantos outros em regime  ambulatório. Muitos dos pacientes são mulheres vítimas de abuso sexual e de violência domestica que acabam por estar na origem de problemas depressivos e  alterações comportamentais.


Participam no projecto as Associações e ONGs , Afectos com Letras, Fundação Ricardo Sanha, Associação de Solidariedade Social, Sociedade Columbófila de Cantanhedense, Associação Matosinhos-Mansoa, a Building4humanity,a Mon na Mon, Associação Solidariedade Guiné-Bissau e as Associações de Estudantes Guineenses do Porto.

. ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário