sexta-feira, 13 de março de 2015

Comércio



Apreendidas 3 toneladas de produtos alimentares fora de prazo

Bissau, 13 Mar 15 (ANG) - A Delegacia regional da Inspecção do Ministério do Comércio (MC) em Bafatá apreendeu quinta-feira três toneladas de produtos alimentícios fora de prazo na zona leste do país.  

A informação foi hoje avançada à Agência de Notícias da Guiné-ANG pelo Inspector-geral do MC que explicou que a detenção foi feita no âmbito duma operação que a sua instituição desencadeou nos últimos tempos em todo o país a fim de detectar produtos expirados nos estabelecimentos comercias.

“Alguns comerciantes vendem produtos fora de prazo às populações inocentes, ao invés de queimá-los”, acusou Carlos Manuel Biaguê que acrescentou ter dado orientações aos inspectores regionais para estarem vigilantes.

Os produtos detidos foram já incinerados, segundo o inspector-geral que, esclareceu que a delegacia regional de comércio da região de Bafatá conta com uma equipa constituída de dez elementos.

Quanto as sanções a aplicar aos prevaricadores, Carlos Manuel Biaguê indicou que tais variam conforme os crimes cometidos, nomeadamente a comercialização de produtos fora de prazo ou de má qualidade e dissimulação dos mesmos. 

“Alguns comerciantes fazem simulações nos produtos quando isso acontecer a multa é de 25 por cento sobre o valor de compra, o que está em mau estado de conservação como por exemplo frangos congelados tem uma multa de dois milhões e meio,” esclareceu Carlos Manuel Biaguê.

ANG/JD/JAM/SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário