quarta-feira, 18 de março de 2015

Pescas



IMP promete “mão dura” contra navios que “fugiram” do cais de Bissau

Bissau, 18 Mar 15 (ANG) – O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau ameaçou hoje que o Instituto marítimo e Portuário ira aplicar “mão dura” os armadores dos 11 navios de pesca que zarparam do cais de Bissau sem autorização das autoridades marítimas. 

A fuga dos 11 navios provocou terça-feira, uma conferência de imprensa dos dois sindicatos da classe de Marinheiros (SINAMAR e SINDEMAR), a que se seguiu hoje uma marcha pacífica que terminou em frente à sede do IMP exibindo vários slogans que mostram claramente o seu descontentamento e revolta pelo sucedido.

Os responsáveis sindicais pediram ainda a demissão do Capitão dos Portos da Guiné-Bissau por alegada conivência com as empresas em causa, nomeadamente a chinesa “DAYLAND YANG MIN” e duas da União Europeia “JOSÉMAR” E “SOCINVEUST”.

Os navios saíram do porto com um número desconhecido de marinheiros nacionais, todos sem contrato estabelecido e testemunhado pelo IMP, através da Capitania dos Portos, como aliás ditam os procedimentos normais nestes casos, denunciou Mário Domingos Gomes.

Situação ocorreu na madrugada de Sábado último, dia 14

O Capitão dos Portos disse que é a primeira vez que acto deste acontece no país, e qualificou-o de “muito grave” e “põe em causa a autoridade do Estado e a segurança dos guineenses que estão neste momento no alto mar com total desconhecimento das suas identidades e o destino a que seguiram.

O IMP está a acompanha o caso com a seriedade e consideração que merece e os violadores serão punidos de acordo com as leis vigentes no País.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário