quarta-feira, 18 de março de 2015

Cooperação


Guiné-Bissau e Portugal rubricam acordo  no domínio Militar

Bissau 18 Mar 15 (ANG) - A Guine-Bissau e Portugal rubricaram terça-feira, em Bissau, um acordo de cooperação no domínio técnico militar que prevê o destacamento de dois técnicos militares portugueses para apoiar na reforma do sector da Defesa e Segurança.

O acordo assinado no âmbito da visita de algumas horas efectuada pelo Ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar Branco à Guiné-Bissau, visa, entre outros, identificar os projetos mais relevantes a serem incluídos no programa-Quadro de Cooperação Técnico Militar, 2015-2017.

A reativação do Programa de Ensino Militar em Portugal (PEMPOR), com a abertura de vagas gratuitas nas instituições de ensino militar para o próximo ano lectivo e a doação de dois botes pneumáticos com motores, para reforçar as capacidades da Marinha da Guiné-Bissau bem como o envio de uma assessoria temporária de engenheiros militares portugueses para identificar e avaliar as necessidades de reconstrução de infraestruturas das Forças Armadas da Guine-Bissau, estâo igualmente previstos no  documento .

O acordo foi, da parte guineense, assinado pela ministra da Defesa, Cadi Seidi.

A governante afirmou que a nova reabertura e confiança do governo português para com as estruturas governamentais do país não só vão servir o povo guineense e ao país em geral como também ao povo português como membros da CPLP.

Para o ministro da Defesa Nacional de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, está-se a dar corpo ao plano de formação dos recursos humanos guineenses.

“Um país vale pelos recursos humanos que tem. A maior riqueza de qualquer país são as suas pessoas. E se apostamos na formação estamos a valorizar os os recursos humanos que dispõe a República da Guiné-Bissau”, afirmou.

O ministro da Defesa português fez votos para que os dois países caminhem "de mãos dadas", sem "passos para trás".

ANG/FGS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário