segunda-feira, 16 de março de 2015

Marcha dos Estudantes da Lusofona



MEN reafirma determinação na luta pela qualidade do ensino no pais

Bissau 16 Mar 15 (ANG) - O Ministério da Educação Nacional (MEN) reafirmou Domingo que o seu primeiro desafio é de elevar a qualidade do ensino prestada pelas instituições, quer estatais como privadas.

A posição vem expressa num comunicado distribuído a imprensa e a que ANG teve acesso, um dia antes da marcha agendada pelos estudantes da Universidade Lusófona da Guiné que protestam contra o encerramento de três cursos naquela instituição.

De acordo com o referido documento, o Governo tem-se mostrado disponível em negociar com todos os que escolherem o sector da educação como área de intervenção, mas exortou-os da necessidade de respeitarem as regras sobre o ensino superior e a investigação científica.

“O governo está do lado dos estudantes que cumpriram com rigor os ciclos básicos e secundários e que hoje frequentam instituições de ensino superior em busca de formação”, refere o comunicado que adianta que estando algumas dessas instituições em situação de irregularidade, o MEN tem o dever de exigir o cumprimento do que está plasmado na lei. 

O MEN apela a comunidade em geral, os pais e, encarregados de educação e estudantes para a necessidade de uma atitude que acautele a necessária paz social que se busca nesse momento em benefício do povo guineense.

No documento consta ainda que o governo não poupará os esforços na busca de consensos possíveis e que primará sempre pelo caminho do diálogo persuadindo todas as instituições ao cumprimento das leis que regulam o Ensino Superior.

De acordo com o documento, o MEN lamenta o facto da Universidade Lusófona da Guiné estar a instrumentalizar os estudantes em vez de aproveitar a oportunidade de diálogo em busca de soluções.

ANG/AALS/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário