terça-feira, 17 de março de 2015

Protesto estudantil



Exigida demissão da Ministra da Educação e do Secretário de Estado do Ensino Superior

Bissau, 17 Mar 15 (ANG) – Os Estudantes da Universidade Lusófona da Guiné (ULG) exigiram segunda-feira numa marcha de protesto a demissão da ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo, assim como do actual Secretário de Estado do Ensino, Superior, Fernando Dias. 

A razão desta exigência prende-se com a suspensão nesta universidade dos cursos de Engenharia Informática, Direito e Enfermagem Superior, por decisão do Ministério da Educação, e sob alegação de a ULG não reunir condições para administrar os referidos cursos.

Segundo alegações do Ministério da Educação em causa estão as faltas de laboratórios e bibliotecas e de salas equipadas com computadores com acesso a internet.

Os marchantes passaram pela sede do governo à Assembleia Nacional da República e por último, terminaram a marcha na Presidência da República, onde onze deles foram atendidos pelo porta-voz da Presidência, Fernando Mendonça e pela Conselheira do Presidente da República, Maria Adiato Djalo Nandigna.

 A saída da audiência, o presidente da Associação dos Estudantes da Universidade Lusófona da Guiné (ULG) Júlio Biague, lamentou o facto de não ter sido possível falar com o próprio Presidente da Republica, José Mário Vaz, por este se encontrar na altura ocupado. 

“ Mas ele delegou o seu Porta-voz e a sua Conselheira para atenderem a nossa preocupação”, disse Júlio Biague.

 Biague disse que entregaram na presidência três questões nomeadamente a revogação do despacho que determinou a suspensão dos três cursos, a exoneração da Ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo e do Secretario de Estado do Ensino Superior, Fernando Dias, por ultimo o respeito pela dignidade dos estudantes da ULG e seus quadros. 

“ Em resposta, os dois delegados disseram-nos que as nossas preocupações serão transmitidas ao Presidente da República”, disse.

De acordo com este estudante Universitário, caso não haver nenhuma reacção por parte do governo, as marchas de protestos vão prosseguir até que as suas reivindicações fossem atendidas. 

No termo de uma alegada inspecção às instituições de formação superior, O Ministério da Educação Nacional mandou encerrar algumas instituições por não preencherem os requisitos exigidos para administração dos cursos que leccionam. Na lusófona três cursos foram suspensos mas a direcção e os alunos desta universidade não concordam com a medida. 

ANG/LLA/SG      

Sem comentários:

Enviar um comentário