quinta-feira, 12 de março de 2015

Segurança Interna


PR empossa novo Ministro de Administração Interna


Bissau 12 Mar. 15 (ANG) – O novo Ministro da Administração Interna, Octávio Alves foi hoje investido nas funções pelo Presidente da República numa cerimônia presenciada pelo presidente da ANP, Cipriano Cassama, o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira  e chefias militares.

Ao discursar na ocasião, José Mário Vaz felicitou Octávio Inocêncio Alves e desejou-lhe sucessos no desempenho das novas funções, tendo no entanto lhe lembrado que “nas suas mãos se encontram a responsabilidade de garantir a segurança e reforçar a confiança das mulheres, homens e sobretudo dos jovens deste país nessa instituição”.

“ Enquanto Presidente da Republica, é com satisfação que encaro o consenso imediato que a sua escolha para este cargo mereceu o que traduz a elevada expressão de confiança nas suas qualidades como profissional “ elogiou o PR.

O PR disse que o novo Ministro da Administração Interna assume as funções num momento de particular exigência e de profundos desafios à todos os actores institucionais do Estado.

“Um momento que exige de todos nós grandes esforços, responsabilidades e procura de consensos alargados, sobretudo, quando o assunto é afirmação da autoridade de Estado, prevenção e  repressão da  criminalidade, garantia da segurança dos cidadãos e dos seus bens, a paz social, a ordem pública, as liberdades dos cidadãos e o socorro às populações “alertou José Mário Vaz.

De acordo ainda com o Primeiro Magistrado da Nação a experiencia vivida no país nos últimos anos, demonstram  que os guineenses reclamam dos poderes públicos maior segurança, confiança, tranquilidade e transparência,” porque os cidadãos, sobretudo os jovens, protestam por um novo relacionamento com as forças de segurança em que, aos olhos dos guineenses, um polícia seja visto como um amigo cuja presença significa tranquilidade e, acima de tudo, maior segurança e protecção”.

O presidente Vaz destacou que  a importância e o carácter institucional das Forças de Segurança exigirão do Ministro uma atenção especial ao dossier de reformas no sector da Defesa e Segurança pelo que  pode contar sempre com o apoio e solidariedade institucional do Presidente da República “ avisou o PR.

O PR reconheceu o trabalho do ex-titular Botche Candé,” pela  enorme paixão e dedicação com que exerceu o seu mandato  e pelos serviços prestados ao país, mas que circunstancias inerentes a gestão de assuntos do Estado e na defesa dos supremos interesses da Nação ditaram a sua substituição” .

Elogiou também ao Doménico Sanca, actual Secretário de Estado da Ordem Pública” por ter sabido assumir interinamente as responsabilidades ministeriais”.

Por sua vez, o novo Ministro da Administração Interna, Octávio Inocêncio Alves disse que a prioridade do seu ministério será o cumprimento do programa do governo em relação ao sector .

Octávio Inocêncio Alves disse que vai continuar com os projectos do seu antecessor porque como disse o PR o ministério estava a ser bem gerido e é isso que vai ser continuado.

“O povo pode esperar o nosso esforço, trabalho, a nossa dedicação, o nosso estudo permanente das questões que possam existir com a finalidade de encontrar as saídas viáveis par o nosso país “ prometeu.

Octávio Alves é assim investido nas funções três meses apos a exoneração do seu antecessor Botche Candé, na sequência de um incidente que envolve  os rebeldes de Casamance, que lutam pela independência da  região sul do Senegal,  vistos no território guineense.

Alves esta de volta ao Ministério em que havia exercido como Secretário de Estado da Ordem Pública.


ANG / MSC /JAM /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário