quarta-feira, 4 de março de 2015


Justiça

Presidente da Republica pede reformas para recuperação da confiança dos cidadãos
Bissau, 04 Mar 15 (ANG) - O  chefe de Estado exortou aos intervenientes no sector da justiça para, em coordenação de forças, aproveitarem o presente mandato para implementar profundas reformas de que o sector  carece.

Presidente da Republica
José Mário Vaz discursava na cerimónia de abertura do novo ano judicial, decorrido terça-feira em Bissau.

O chefe de estado recomendou que sejam imprimidas políticas “tendentes a devolver a confiança dos cidadãos nas instituições da República e nos titulares dos órgãos de soberania, permitindo que o país dê um salto qualitativo”.

Presidente da República, José Mário Vaz, reafirmou que perante a justiça, ninguém está acima da lei e que todos os cidadãos gozam dos mesmos direitos e deveres.
“Sou o primeiro dos inconformados com o actual estado de coisas e serei o último a desistir do combate”, sublinhou.

Disse que perante tudo isto verifica-se alguns protagonismos que infelizmente têm-se mostrado mais sensíveis as denúncias e críticas bem fundamentadas, do que a assunção de  uma postura de autocrítica e de exigência pessoal.
Por sua vez, a ministra da justiça Carmelita Pires disse que o seu eixo da batalha é a transparência porque” quem não deve não teme”.

A governante apontou a necessidade de publicação de resultados do Sistema Judicial na internet e garante  que a curto prazo todos os cidadãos terão a  oportunidade para consultar as acções do Ministério da Justiça na Web e a produção das estatísticas fiáveis e actualizadas.

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Paulo Sanhá lamentou a falta de atenção por parte dos sucessivos governos aos magistrados e pediu que mais tribunais sejam criadas . ANG/JD/AC/SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário