quarta-feira, 25 de março de 2015

Mesa redonda



Presidente Mário Vaz reitera compromisso de não poupar esforços na consolidação da estabilidade

Bruxelas, 25 Mar 15 (ANG) – O presidente José Mário Vaz reiterou hoje aos parceiros da Guiné-Bissau o seu compromisso de não poupar esforços na consolidação da estabilidade política, transparência da gestão pública e no reforço do combate à corrupção.
Mário Vaz dirigia-se aos doadores na Mesa redonda sobre Guiné-Bissau em Bruxelas e convidou à todos para visitarem a nova Guiné-Bissau, de enormes potencialidades.

Mário Vaz desejou maiores sucessos à delegação guineense e realçou que o povo guineense aguarda com muita esperança pelos resultados desta mesa redonda.

“Contamos muito com a habitual disponibilidade da comunidade internacional. Esta mesa redonda representa uma oportunidade real para o relançamento económico do país”, disse.

O chefe de estado guineense destacou que apesar dos esforços internos levados a cabo pelas autoridades, o apoio internacional é indispensável tendo em conta as dificuldades financeiras do país.

Referiu que a principal tarefa é estabelecer condições para uma recuperação económica sustentável, por meio de medidas e politicas solidas suportadas por investimentos produtivos nos sectores sociais, infraestruturas e boa governação.

“Para proporcionar um futuro melhor para o nosso povo e especialmente para os jovens é imperativo que seja aumentado o potencial produtivo do país. Além disso todas as sinergias devem ser mobilizadas para que a Guiné-Bissau não seja mais um fardo para a comunidade internacional; mas sim um exemplo a ser citado”, sublinhou.

Os trabalhos da mesa redonda devem encerrar-se esta tarde e Portugal anunciou o seu apoio no valor de 40 milhões de euros à execução do Plano Estratégico e Operacional que devera cobrir o período 2015-2020.

O referido plano necessita de mais de 500 mil milhões de Francos CFA para sua execução e conta com mais de 200 projectos abrangendo diferentes áreas.

Do enviado especial da ANG, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário