segunda-feira, 13 de abril de 2015

Inacep


Criação da Escola de Artes Gráfica em Bolama em fase avançada de preparação

Bissau, 13 Abr. 15 (ANG) – A cidade de Bolama vai beneficiar no próximo ano de uma escola de Artes Gráfica, anunciou hoje o Director Geral da INACEP num encontro com uma  delegação estudantil daquela ilha que participou nos VII Jogos Escolares que decorreu em Bissau.

Segundo Victor Cassamá, estão quase criadas  todas as condições para a materialização deste projecto, nomeadamente a instalação para acolher os estudantes bem como as máquinas, faltando apenas uma  concertação como Ministério da Educação.

O DG da gráfica estatal referiu que a instalação dessa infra-estrutura de ensino vai ser útil para  a população local, particularmente a juventude, e destacou a iniciativa  como sendo uma forma de agradecimento aos “velhos” de Bolama por terem concordado com a transferência da gráfica daquela ilha para Bissau.

Cassama disse ainda que ,por outro lado, o gesto compensa a não realização em Bolama da exposição prevista por ocasião das celebrações dos 136 anos de vida da INACEP.

O responsável da delegação bolamense manifestou a sua satisfação pela forma como foram recebidos e pelas explicações dadas sobre o funcionamento das maquinarias nos diferentes departamentos percorridos.

Marcelino da Cunha sublinhou a necessidade de os jovens de Bolama conhecerem e acompanharem a evolução tecnologia e disse que a visita ao que apelidou de “museu e património de Bolama” ficara marcada na mente dos púberes para sempre.

Maia Afonso Siga que falou em nome dos jovens visitantes repisou a felicidade de todos e agradeceu a Direcção da INACEP pela oportunidade que lhes deu de conhecer “a empresa que nasceu em Bolama quando ainda muitos deles não tinham nascido”.



ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário