quinta-feira, 30 de abril de 2015

Infância




Saneamento básico - maior privação sofrida pelas crianças na Guiné-Bissau

Bissau, 30 Abr 15 (ANG) - A problemática de saneamento é a maior privação sofrida pelas crianças na Guiné-Bissau disse quarta-feira o representante adjunto da UNICEF em Bissau.

Antero de Pina que falava à imprensa na cerimónia de encerramento da formação ministrada pela UNICEF num dos hotéis da capital afirmou que o nível das crianças com acesso ao saneamento básico é muito baixo. 

Antero de Pina explicou que a sua organização vai continuar a apoiar o governo nas áreas de educação, saneamento, saúde e no sector da HIV/SIDA que tende a aumentar nas adolescentes principalmente meninas de idade compreendida entre 15 e 19 anos.

 De Pina referiu que a taxa de mortalidade infantil no ano 2010 era de 116 mil e agora baixou para 89, a mortalidade materna infelizmente apresenta  uma tendência para aumentar.

“ Esta é uma preocupação que será analisada no seio das Nações Unidas juntamente com o ministério da saúde”, disse.

 Em relação a educação, a taxa de escolarização na Guiné-Bissau aumentou.

Antero de Pina informou que na área de protecção das crianças a UNICEF vai trabalhar com o ministério da Família e Solidariedade Social, para puderam atacar os principais problemas que afectam as crianças nomeadamente no tráfico, registo de nascimento e casamento precoce.

 Aquele representante informou que a UNICEF tem um novo programa de extensão que vai iniciar em 2016 até 2020, para alinhar com o plano estratégico e operacional do governo . 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário