quarta-feira, 29 de abril de 2015

Media


Jornalistas das agências de noticias africanas terminam curso sobre escrita para Web site

Bissau 28 Abr 15 (ANG) - Os jornalistas das agências africanas de notícias receberam  recentemente  em Rabat, Marrocos, os respectivos certificados de formação em matéria da escrita para web site.

Trata-se do 1º ciclo de formação do gênero organizado pela Federação Atlântica da Agências de Noticias da África (FAAPA) sedeada na capital marroquina.

Na cerimônia de entrega dos certificados, o presidente do Conselho Executivo da FAAPA, felicitou o sucesso desta primeira sessão e disse que os estagiários demonstraram um grande interesse pela formação e uma verdadeira disponibilidade profissional.

Khalil Hachimi Idrissi disse que a formaçäo constitui o principal ângulo de ataque da FAAPA, no momento em que há uma enorme necessidade de se preparar recursos humanos qualificados para fazerem face aos défices de competitividade constatados ao nível das agências africanas de informação.

“Para além dos meios financeiros e estatutários, os profissionais qualificados devem constituir uma alavanca de crescimento extremamente importante para as agências”, defendeu Idrissi acrescentando que os jornalistas beneficiários desta formação devem se afirmar profissionalmente e desenvolver as suas competências em matérias de publicação on line.

Em nome dos jornalistas beneficiários da formação Sekou Traore, disse que os jornalistas reconhecem a importância e a pertinência dessa formação, por isso agradece a MAP pela sua realizaçâo e com sucesso .

Conforme Traore, esta sessão de formação permitiu também aos jornalistas de agência solidificar os seus conhecimentos relativamente as técnicas de optimização e visibilidade ao nível dos motores de pesquisa na internet (SEO) e de identificar as oportunidades de credibilização e desenvolvimento da visibilidade das respectivas agências de notícias nas redes sociais como (Facebook e Tweeter).

O plano de acção da Federação para o ano 2015 prevé, nomeadamente, a organização de duas sessões de seminário de reforço de capacidades de gestão, o lançamento de uma newsletter, organização de um concurso de melhor artigo e melhor fotografia, assim como a organização e a participação nas atividades mediáticas e eventos.

A FAAPA foi criada em Outubro de 2014, em Casablanca (Marrocos) a quando do primeiro fórum das agências noticiosas da África do Atlântico e do Oeste, organizado pela Agência Marroquina de Notícias (MAP), com o objetivo de estabelecer uma parceria estratégica  e desenvolver relações profissionais entre as agências de notícias da África atlântica.

A Agência de Noticias da Guiné-ANG é membro fundador da FAAPA, e esteve representada nessa formaçâo pelo jornalista, Fadel Gomes da Silva.

Para além da Guiné-Bissau, tomaram parte nesta formação de cinco dias, os jornalistas das agências de noticias de Benin,  Burkina Fasso, dos Camarões, da África Central,  Costa do Marfim,  Gana,  Guiné Conacri,  Libéria,  Mauritânia, do Níger,  Togo e  Marrocos.


ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário