quarta-feira, 1 de abril de 2015


Caju

Ministério do Comércio capacita fiscais para combater venda ilegal

 

Bissau,01 Abr 15(ANG) – O Inspector-geral do Comércio disse hoje em entrevista à ANG que os seus serviços estão empenhados na capacitação dos seus agentes para impedir  a fuga da castanha de caju via fronteiras terrestres.

Inspector Geral do Comercio
Carlos Manuel Biagué referia-se à formação no domínio de fiscalização em curso desde terça-feira, em Bissau, envolvendo 10 formadores.

Segundo Biagué apos o curso que termina hoje, os 10 formados vindos das diferentes regiões do pais darão formação à cerca de 150 fiscais que serão recrutados para assegurar a fiscalização durante a campanha de comercialização da castanha de caju do corrente ano.

A Inspecção Geral do Comércio visa com a medida combater a venda ilegal do caju aos países vizinhos à semelhança do ocorrido  em campanhas precedentes.

"Se dispormos de uma estrutura de fiscalização é garantia de que vamos diminuir drasticamente a fuga de castanha de caju. Um outro aspecto tem a ver com diligências junto do Governo para afectar aos fiscais  meios de transportes de forma a que possam cumprir as suas funções no terreno", disse.

Manuel Biagué quer bicicletas, motos e viaturas para equipar os fiscais da campanha.

“Em alguns pontos como São-Domingos, os agentes terão que ter viaturas.  O posto de São-Domingos é  muito estratégico para a fuga da castanha de caju para o Senegal, e para tal, os nossos fiscais devem ter uma viatura para cobrir aquela localidade", considerou.

Na campanha de comercialização de caju do ano passado, segundo Carlos Biagué foram exportadas 136 mil toneladas de castanha, tendo  20 mil toneladas sido  vendidas ilegalmente via terrestre .

“É preciso redobrar esforços e adoptar medidas para estancar essa prática para que se possa atingir o volume de exportação  de 200 mil toneladas de castanha no presente ano”, sublinhou.

ANG/AC/SG  

 

 

 

    

 

Sem comentários:

Enviar um comentário