sexta-feira, 10 de abril de 2015

Inquéritos MICS-5
Guiné-Bissau regista redução de taxa de mortalidade infanto-juvenil

Bissau, 10 Abr 15 (ANG) – A Guiné-Bissau registou uma redução da mortalidade infanto-juvenil de 116, em 2010, para 89 por mil, segundo os Inquéritos sobre os indicadores múltiplos (MICS-5) de 2014 sobre a infância.

Os dados foram apresentados hoje em Bissau pela Coordenadora do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Maria do Vale Ribeiro, durante a cerimônia de apresentação pública do “MICS-5 de 2014”, presidida pelo Ministro da Economia e Finanças.

 Vale Ribeiro, acrescentou igualmente, que o acesso as fontes de água melhorada aumentou para 75 por cento.

No entanto pede as autoridades para fazerem face aos indicadores sobre a mortalidade materna que registam 900 óbitos durante a gravidez, parto ou dois meses depois do parto, por cada 100 mil nascimentos.

Outra preocupação da Maria Ribeiro tem que ver com a excisão feminina que, segunda ela, a sua prevalência entre as crianças de zero e 14 anos, aumentou em 10 pontos por cento.
A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas afirmou que os resultados dos inquéritos reafirmaram o apoio do sistema da ONU ao pais, através do UNICEF, para que a Guiné-Bissau consiga alcançar os progressos visados em relação a situação das crianças e mulheres.

Na abertura da cerimônia, o Ministro da Economia e Finanças agradeceu aos que participaram nos trabalhos destes inquéritos e, em particular, aos organismos internacionais pelos apoios financeiro e técnico dados a Direção-geral do Plano e ao Instituto Nacional das Estatísticas.

Geraldo Martins destacou a importância dos mesmos, porque, segundo ele, vão permitir ao governo planificar e orientar melhor as suas políticas públicas nos domínios abordados.

O Programa Global MICS foi desenvolvido pelo UNICEF nos anos 90 como um programa internacional de inquéritos aos agregados familiares para avaliação dos progressos alcançados em relação a um conjunto de metas que promovem o bem-estar e os direitos da criança no mundo.

O mesmo foi estabelecido em 1990, na Cimeira Mundial sobre a Infância, em Nova Iorque, Estados Unidos de América.

Na cerimónia do lançamento do MICS-5 estiveram presentes os técnicos de vários ministérios, representantes dos organismos internacionais e das organizações não governamentais.


ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário