terça-feira, 14 de abril de 2015

Recursos hídricos


Governo e parceiros elaboram políticas sobre Água, Saneamento e Higiene

Bissau 14 Abr 15 (ANG) - O Governo da Guiné -Bissau através do Ministério dos Recursos Hídricos em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) realizam entre os dias 13 e 16 do corrente mês um ateliê de analise aos principais estrangulamento do sector da Água, Higiene e Saneamento.

De acordo com uma nota de imprensa à que a Agencia de Noticias da Guiné teve acesso, o UNICEF informa que durante os quatros dias de trabalho os participantes irão proceder a avaliação e análise das possibilidades de maximização dos recursos que possam permitir alcançar resultados sustentáveis, assim como a recolha de elementos para actualização do quadro jurídico -legal do sector.

O documento informa ainda que o referido ateliê assinala o inicio da finalização das Politicas Nacionais de Água, Saneamento e Higiene desenvolvidas em conformidade com o Plano Estratégico e Operacional do Governo e a visão 20-25, em harmonia com as novas metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda pós 2015.
Essas políticas começaram a ser elaboradas nos períodos 2011-2012.

O documento refere que os participantes no ateliê vão ainda analisar os principais estrangulamentos dos sectores acima mencionados e contará com apoios dos técnicos especializados, da sede mundial da UNICEF em Nova Iorque, do Escritório Regional de Dakar bem como do Instituto Internacional de Água de Estocolmo que vão estar no país para participarem das sessões de análise.

“Com esta iniciativa, o Governo Guineense e seus parceiros darão mais um passo em relação as políticas relacionadas com o abastecimento de água potável e saneamento adequado no país”, referiu o comunicado citando as palavras do Representante Adjunto do Unicef na Guiné-Bissau.

Na nota, Antero de Pina acrescentou ainda que “ os resultados de análise do ateliê serão incluídos na legislação actual em matéria da água, higiene e saneamento e serão medidas que ocorrem para o aumento da eficácia, da eficiência, da sustentabilidade e da equidade no sector “.

O acesso a água potável na Guiné-Bissau é de 75 por cento segundo dados do Inquérito aos Indicadores Múltiplos do país de 2014, segundo o qual existem grandes disparidades entre as áreas urbanas, com 92 por cento de acesso contra as zonas rurais que têm apenas 61 por cento de fontes de água potável.


ANG /MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário