sexta-feira, 10 de abril de 2015

Política


Juventude de partidos políticos reunida em Bissau

Bissau, 10 Abr 15 (ANG) – Jovens de diferentes organizações partidárias estão reunidos em Bissau para traçar uma plataforma de concertação e produção de sugestões sobre vários aspectos da vida política nacional.

Trata-se da primeira iniciativa de gênero cujos trabalhos vão durar dois dias e sob o lema: “Homem Novo”.

Na abertura dos trabalhos, o ministro da presidência do conselho de ministros, Baciro Dja elogiou a iniciativa considerando que demonstra que o pais esta a crescer politicamente.

 “O primeiro fórum de jovens partidárias significa que estamos a crescer politicamente e que estamos a ganhar a consciência de que iremos mudar de rumo definitivamente, portanto só temos que louvar e encorajar a iniciativa”, disse o ministro.

Por sua vez, o Presidente da Comissão organizadora do fórum, Elton Cabral Miranda disse que o principal objectivo da conferência  é  criar um espaço de diálogo permanente entre as organizações juvenis dos diferentes partidos políticos da Guiné-Bissau, com vista a apresentação de soluções concretas sobre vários assuntos de interesse geral.

“ Estou convicto de que chegaremos sempre a um consenso, porque cada partido afecto ao fórum teve a oportunidade de ler e analisar os estatutos”, disse Helton Miranda.

Considera que o mais importante é a Guiné-Bissau e não os partidos, acrescentando que só assim se pode encontrar facilmente as soluções para os problemas que afectam ao povo guineense.

A iniciativa da criação da juventude partidária, segundo Helton Cabral, surgiu no terceiro congresso do PCD realizado em 2013 mas só veio a ter lugar hoje devido ao ambiente não propicio da época.

O fórum conta com cerca de 25 partidos políticos dos quais 17 estão presentes.

“O PAIGC; no poder, não participa na conferência. Não sabemos o motivo” disse Cabral.


ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário