quinta-feira, 9 de abril de 2015

Caju



ANAG defende abertura da campanha em Março

Bissau, 09 Abr 15- (ANG) - O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) afirmou hoje que vai propor ao Governo que fixe a data de primeiro de Março de cada ano para a abertura oficial da Campanha de comercialização da Castanha de Caju.

Jaime Boles Gomes em entrevista exclusiva à ANG, disse que a referida data facilita os agricultores em termos de obtenção de melhores rendimentos na venda dos seus produtos.

 “Se o governo concordar vai se confirmar que isso terá mais vantagens para os agricultores ”, disse salientando que, “quando a campanha iniciar tarde o processo fica comprometido e os agricultores acabam por se desencorajar”.

De acordo  com o Presidente da ANAG, os preparativos para a campanha da comercialização da castanha de caju deve ser antecedido sempre de  uma campanha de sensibilização e formaçâo dos produtores sobre as formas de conservação da castanha por forma a vender os seus produtos em melhores condições.

 “Ninguém faz negócio sem rendimentos. A sensibilização é um trabalho muito indispensável mas  a ANAG näo tem condições de a fazer a nível nacional. Apelo aos agricultores para   antes de mais limparem as suas hortas por causa do perigo de incêndios. Devem separar a castanha para depois secar e por último coloca-las nos sacos, de preferências, os denominados sacos brutos “ referiu o Presidente da ANAG.

Jaime Boles Gomes criticou os comerciantes que já estão a comprar a castanha sem no entanto o governo ter declarado a abertura oficial da campanha ou de ter fixado o preço mínimo .

Aconselha aos produtores a não venderem os seus produtos à preços especulativos e pede os a admitirem mais sacrifícios  até que haja um preço oficial ou um preço mais razoável.

O Presidente dos agricultores da Guiné -Bissau pediu  ao governo que  faça, doravante, a abertura da campanha logo que os cajueiros começarem a florescer.

“O governo deve fixar o preço indicativo através de um Decreto para que as pessoas que pretendem comprar a castanha saibam, a priori, qual o premo base da compra do produto, a fim de evitar a compra da castanha à preços especulativos “, disse.

A presente campanha de comercialização da castanha de caju deve ser aberta na próxima semana, disse a ANG um fonte do Ministério da Comércio.


ANG/MSC/PFC/SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário