quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sector Privado


Braima Canté considera "viciada" Assembleia Geral da Câmara de Comércio

Bissau, 09 Abr 15(ANG) - O candidato a presidência da Câmara de Comercio Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau(CCIAS), Braima Canté, qualificou de "viciada", a Assembleia Geral da organização realizada no passado dia 04 do corrente mês em Bissau.

Em conferência de imprensa realizada na quarta-Feira para pronunciar sobre o acto, Braima Canté, vulgo Soioio, disse que a sua candidatura não reconhece a referida Assembleia Geral, motivo pelo qual decidiu abandonar a sala onde decorria os trabalhos da Assembleia-geral.

"Vamos accionar os mecanismos de diálogo junto da Mesa da Assembleia Geral da CCIAS para que sejam alteradas as falsidades ocorridas durante a realização do evento", prometeu.

Afirmou que vão exigir entre outros para que a Assembleia Geral permita aos sócios pagarem as suas quotas normais para que possam participar na votação da nova direcção da CCIAS cuja eleição está prevista para o próximo dia 26 de Abril.

Braima Canté sublinhou que um dos pontos da discórdia da Assembleia Geral, tem a ver com a forma como foi apresentado o Relatório de Contas da organização.

"A Direcção cessante da CCIAS apresentou as suas contas através de Power Point, e foi uma confusão para a maioria dos associados presentes na sala porque desconhece as regras informáticas", informou.

Declarou que no Relatório de Contas, foi constatado que durante cinco anos de exercício da Direcção cessante todas as contas saldaram em negativo, razão pela qual considera que essa Direcção, por este motivo, não deve merecer uma nova confiança dos associados.

Aquele empresário disse ainda que a maioria dos associados que participava nos trabalhos da Assembleia Geral é desconhecida no meio empresarial guineense, “porque os verdadeiros homens de negócios foram impedidos de entrar com alegações de não terem quotas em dia”.

Braima Canté disse que apesar de tudo vai concorrer a presidência da CCIAS, frisando que esta convicto de que será o vencedor dessas eleições. 

A assembleia geral da CCIAS decorrida sábado para além de aprovar os relatórios de actividades e de contas da direcção cessante criou a comissão que deverá organizar as eleições de novo presidente desta organização do sector privado.

Solicitado a opinar sobre a composição dessa comissão Canté disse estar de acordo com a indigitação do advogado Carlos Pinto Pereira para as funções de presidente da referida comissão eleitoral.

Para a presidência da eleição da CCIAS perfilam três candidatos, entre os quais o Presidente da Direcção cessante Braima Camará, Mama Saliu Lamba e Braima Canté.

Citado pela Rádio Nacional, Mama Saliu Lamba já declarou que vai mover uma “providência cautelar”, para impugnar os resultados da referida assembleia geral da CCIAS.

A assembleia geral da CCIAS decorreu sob protecção policial devido aos protestos de alguns empresários e associados que não tendo as quotas em dia foram impedidos de entrar na sala de reuniões.

ANG/AC/SG





   



  
  

   

Sem comentários:

Enviar um comentário