terça-feira, 21 de abril de 2015


Media

Jornalistas das agências de notícias africanas recebem formação em Marrocos

 
Rabat, 21 Abr 15 (ANG) – Um seminário de formação sobre  a escrita jornalistica para “Web site”, destinado aos  profissionais das agências de notícias africanas, decorre desde segunda-feira em Marrocos, organizado pela Federação Atlântica das Agências de Notícias da África (FAAPA).

Aspecto da Sessao de formação dos jornalistas
 O evento, com duração de 5 dias, visa aprofundar os conhecimento dos participantes no domínio da técnica de pesquisa e identificação de oportunidades, de credibilização, desenvolvimento e da visibilidade dos seus web sites através dos motores de pesquisa e redes sociais, nomeadamente Tweeter e Facebook.

 
Em declarações ao representante da Agência de Noticias da Guiné, nesse seminario,Fadel Gomes da Silva, o director geral da Agência Marroquina de Informações (MAP), Khalil Hachimi Idrissi, afirmou que esta primeira parte das séries de sessões de formação direcionadas a um grupo de jornalistas africanos dos órgãos membros da federação tem um objectivo pedagógico, e constitui o vector principal da criação da FAAPA, em agosto de 2014.

 
"Esta formação vem no quadro de uma estratégia muito importante que consiste em valorizar os recursos humanos das agências de notícias da federação atlântica” disse o também presidente do conselho directivo da FAAPA.

 
Hachimi Idrissi  ainda sublinhou  que o encontro esta a ser  administrado por formadores creditados pela CIFA (organismo de formação especializado em matérias de audiovisual, radio, espectaculos ao vivo e do site web).

Idrissi ressalvou  que o jornalismo de web é uma profissão da grande família do jornalismo.

 
A MAP, a FAAPA e o Reino de Marrocos, conforme Hachimi Idrissi, têm interesses comuns de solidariedade africana que vão ao encontro da visão do rei Mohamed VI de Marrocos para a África que é validada pelos europeus que consideram o país como a porta da entrada do continente africano.

 "Enquanto profissionais de jornalismo de agência, acompanhamos essa visão para um estabelecimento profissional e estruturado das agências e dos jornalistas a fim de estabelecer um certo número de recursos que nos são comuns”, acrescentou.

 Tomam parte neste seminário jornalistas das agências de noticias do Benin, de Burquina Faso, do Cameron, da Republica Centro Africana, da Costa do Marfim, do Gana, da Guiné Conacri,  Guiné-Bissau,  Libéria,  Mauritânia, do Níger,  Togo e Marrocos.  ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário