terça-feira, 21 de abril de 2015

Ordem dos Advogados


Basílio Sanca defende criação de condições para advocacia efectiva no país

Bissau 21 Abr 15 (ANG) – O Bastonário da Ordem dos Advogados (BAO) destacou segunda-feira a necessidade de criação de condições para uma efectiva advocacia, para a defesa de um estado de direito e a administração da justiça na Guiné-Bissau.

 Basílio Sanca falava a saída da audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, à quem disse ter manifestado as preocupações dos advogados de, entre outras, ver os tribunais a funcionarem melhor.

O BAO sublinhou ainda que a Ordem dos Advogados necessita de uma biblioteca e algumas regalias para a dignificação da função desta classe na Guiné-Bissau.

A dignificação da advocacia, segundo Sanca passa pelo respeito à classe dos advogados no relacionamento com o poder público e com as próprias condições de advocacia.

 “A ordem tem que organizar os seus membros, tem que criar condições de aprendizagem em defesa dos seus associados, isto tem a ver com os trabalhos que estamos a fazer internamente”, explicou Basílio Sanca.

Basílio Sanca confirmou que o Presidente da República demonstrou total abertura e um espírito de colaboração para melhorar a classe de advocacia no futuro.

Referindo a situação do combate à corrupção no país, o Bastonário respondeu que a situação não é simplesmente um problema dos advogados mas sim da comunidade guineense em geral.

“A Advocacia tem um papel importante no combate a corrupção o que passa necessariamente pela fiscalização das leis e a sua aplicação correcta nas relações entre os poderes públicos”, referiu.

Acrescentou que a ordem está a trabalhar sobre alguns projectos que depois vai ser apresentados ao governo, com a finalidade de mudar certos procedimentos para combater a corrupção não só no sector da justiça mas também na administração pública em geral.


ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário