quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pesca Artesanal

Novo DG promete mais projectos de emprego e  crescimento económico

Bissau, 08 Abril 15 (ANG)-A Direcção-geral da Pesca Artesanal, no quadro do “Projecto Rias do Sul” financiado pelo IBAP, vai, este ano, apoiar financeiramente à 1500 mulheres  para  uma melhor conservação do pescado através de fumagem.

Esta garantia foi dada hoje pelo  novo titular desta Direcção-geral, Carlos Nelson Sanó, em entrevista exclusiva à ANG sobre as acções prioritárias deste subsector público das pescas, para os próximos tempos.

Carlos Sanó que realçou a importância das actividades das mulheres na fileira do pescado,  desde a sua captura até ao consumo, disse que os seus serviços estão empenhados na materialização deste projecto que, considera  “importante” para a economia das respectivas famílias e do país.

Este responsável que enaltece o papel deste subsector dentro do ramo pesqueiro, afirma que o país tem condições para a “regeneração” dos seus recursos haliêuticos, mas  adverte que se “exige um trabalho de boa gestão” para que se possa garantir a “perenidade” dos mesmos.

Este responsável destacou o acordo com o Fundo das Nações Unidades para Agricultura (FAO) através do qual se lançou o projecto de apoio as mulheres ligadas à pesca artesanal, que tornou possível a  conservação e comercialização do pescado em melhores condições.

Segundo Sanó, o referido projecto encerrou as suas actividades em Março  ultimo mas a na sua  avaliação chegou-se a conclusão de que teve um impacto positivo na  vida dos beneficiários.
Por isso, acrescenta,  a FAO esta disposto a estender esse projecto para outras partes do território nacional.

No quadro do referido  projecto, as mulheres das regiões de Biombo e Cacheu receberam nomeadamente, arcas solares para conservação do pescado, que segundo Nelson Sano representa  uma inovação, em termos de conservação e na produção da chamada “energia limpa”.

 Também, segundo ele, com o propósito de evitar nomeadamente, a “devastação do mangal para lenha” e, ainda no âmbito deste projecto, as mulheres das diferentes povoações destas duas regiões, beneficiaram de fornos melhorados a carvão para a fumagem de peixe.

“Estes fornos funcionam com pouca quantidade de carvão, fumando grande quantidade de peixe para a sua comercialização”, explicou, para acrescentar que antes, as mesmas receberam formações avançadas de conservação e transformação do pescado, através de um perito internacional contratado pelo FAO para o efeito.

Para além das mulheres, Nelson Sanó disse igualmente, que “os próprios pescadores” destas zonas receberam treinamentos, no domínio da segurança da navegação marítima, técnicas de pesca, assim como os materiais de actividade pesqueira e de segurança de navegação.

De acordo com as  estatísticas do país, os sectores das pescas e de cajú ocupam oitenta por cento do total da exportação da Guiné-Bissau, sendo a União Europeia a principal parceira no domínio pesqueiro.

ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário