terça-feira, 14 de abril de 2015

Saúde


Hospital de Bubaque funciona sem luz e transporte

Bissau, 14 Abr 15 (ANG) – O Hospital do Sector de Bubaque está a funcionar há vários anos sem energia eléctrica e com falta de meios de transporte, revelou o Enfermeiro Chefe daquela Unidade sanitária.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Erve Ferreira disse  que também  faltam ao hospital medicamentos e equipamentos para os técnicos ali colocados.

“Por exemplo, no momento de parto, somos obrigados a trabalhar com lanternas a pilha para dar assistência às mulheres grávidas”, referiu salientando que, por vezes, o médico de serviço trabalha toda a noite na escuridão. “Isso é um risco”,disse.

Erve Ferreira referiu  que antigamente, o Hospital  funcionava com uma ambulância com qual se atendia casos de emergência .

“ Mas já la vão dois anos que esta ambulância estragou, ficamos sem transporte caso houver alguma denúncia, os familiares do paciente são obrigados a pedirem um vizinho próximo com transporte para evacuar este doente para o hospital,” disse Erve Ferreira.

Por outro lado, o responsável dos enfermeiros de Hospital de Bubaque, alertou que muita das vezes, os pacientes perdem a vida por falta de transporte marítimo, o hospital não tem bote para transportar os casos graves que o hospital local não pode atender.

São obrigados a alugar ou a pedir emprestado aos proprietários dos hotéis de Bubaque, e as vezes devido a  demora alguns pacientes não resistem a acabam por  perder a vida.

Ferreira disse ainda que os trabalhos de construção do bloco de urgência daquele hospital se encontram paralisados.

Este responsável apela ao governo no sentido de fazer tudo para resolver os problemas que afectam àquela unidade hospitalar de Sector de Bubaque, assim como reforçar os técnicos porque o hospital ainda precisa de mais técnicos.  

ANG/LLA/SG






       



             

Sem comentários:

Enviar um comentário