terça-feira, 7 de abril de 2015

Festival de Bubaque/ 2015




Acidente mortal ensombrou  6ª edição do certame

Bubaque, 07 Abr 14 (ANG) – As autoridades de Bubaque anunciaram hoje ter recuperado e, enterrado, o corpo do jovem que desapareceu dia 3 no porto de Bubaque, em consequência do naufragio ai verificado.

O acidente ocorreu na data de abertura da sexta edição do Festival Cultural de  Bubaque que prolongaria até ao dia 5, e que congrego centenas de guineenses e turistas estrangeiros que foram apreciar os artistas e grupos musicais participantes.

De acordo com o Director Clínico do hospital “Marcelino Banca” de Bubaque, nos três dias que duraram as festividades, os serviços de urgência atenderam oito casos de agressões fisicas, um de ferimentos ligeiros, um de fractura exposta  que, imediatamente, foi transferido para Bissau para ser submetido à intervenção cirúrgica. 

Em relação aos acidentes de viação, Marinho  Lopes disse que só se regisram  dois casos de ferimentos superficiais, envolvendo uma criança atropelada por uma motorizada e duas senhoras que, por sua vez, caíram de uma moto. 

Não obastante estes dados tragicos, o director executivo da edição deste ano do Festival de Bubaque considerou de positivo o encontro anual da cultura na ilha, comparativamente ao do ano passado.

José Manuel Fortes (Zé Manel), disse que este ano houve mais aderência do público do que o ano passado e que em termos de organização houve inovações ,traduzidas pela difusão “en directo” do evento através da media nacional e a realização duma feira de promoção da gastronomia e dos produtos nacionais relacionados à biodiversidade.

Zé Manel acredita que pode-se, com esse evento, mudar a imagem do país principalmente das ilhas através de uma difusão mais ampla da cultura guineense.

Para o próximo ano, segundo a organização, preve-se que mais artistas de renome internacional tomassem parte no evento.

Por sua vez, o músico, compositor e actor, Manecas Costa, cartaz do festival disse que representou com grande orgulho o certame  promovido em homenagem  ao músico guineense Fernando da Góia (Bidinte),  falecido recentemente.

“O festival foi sem dúvida merecido porque transmitiu uma grande noção de responsabilidade do povo guineense que esteve à altura de demonstrar a sua alegria e mostrar que está pronto para os desafios do milênio”, disse o cantor.

Conforme o musico, o festival vai deixar muitas saudades pela sua vivacidade transmitida pelo publico num ambiente de paz e solidariedade sem agressões e numa clara demonstraçâo ao  mais alto nível do civismo guineense. 

 “Os fãs mostraram que estäo  atentos aos meus trabalhos e ao seu espirito de artilha com os colegas e amigos da carreira”, referiu.

Segundo Manecas Costa, a Guiné-Bissau já vem demonstrando sinais claros de que está preparada para os desafios do futuro e que com a união dos guineenses o país será invencível.

A biodiversidade das ilhas, segundo aquele músico,  constitui a beleza e a riqueza deste país por isso deve ser posta no primeiro plano das atividade dos guineenses. 

ANG/LLS/FGS/JSD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário