quarta-feira, 1 de abril de 2015


VIH-SIDA

Ateliê sub-regional recomenda reforço de parcerias
Bissau 01 Abr. 15 (ANG) – Os participantes no Atelier sub-regional sobre  “Melhoria dos Serviços de Atendimentos e Seguimento Clínico e dos Grupos Alvos”, que vinha decorrendo em Bissau, prometeram harmonizar as ferramentas de recolha de informações das Clínicas Móveis.
Aspecto da mesa que presidiu o Ateliê

Trata-se de uma das recomendações saídas do encontro organizado pela ONG Enda entre os dias 30 e 31 de Março.

 Os participantes deste encontro ainda recomendaram a instituição de  encontros anuais rotativos entre os países membros, a uniformização de bancos de dados respeitando a diferença transfronteiriça, e o reforço de parceria transfronteiriça entre os Ministérios de Saúde dos países para colmatar a rotura de stocks  de medicamentos.

Ao discursar na cerimónia de encerramento do referido ateliê, o Coordenador do Programa Nacional de Luta Contra Sida, do Ministério de Saúde, Agostinho Ndumba disse que, hoje em dia, ninguém deve morrer de SIDA porque já existem tecnologias modernas e medicamentos para a doença, tendo acrescentado que o essencial é seguir as orientações dos técnicos que estão a prestar assistência.
Aquele responsável de saúde encorajou a ONG ENDA  e pediu o alargamento da iniciativa à todo o país para poder diminuir a taxa de infecção do VIH/SIDA.

 Agostinho Ndumba acrescentou que o número de infecção da doença entre as mulheres grávidas que era 5,8% passou para 5% a nível nacional em 2010, salientando que apesar de tudo ainda há muito por fazer no que concerne a erradicação da enfermidade.
O Atelier organizado  no âmbito da implementação do projecto Fronteiras e Vulnerabilidades ao VIH/SIDA na África Ocidental (FEVE), visa  a melhoria dos serviços de atendimento e seguimento clínico aos grupos vulneráveis e partilha  de experiencias entre os respectivos países ou seja entre os responsáveis das clínicas móveis de Cabo Verde, Senegal, Guiné-Conacry e  Guiné-Bissau.

ANG /MSC/SG

      

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário