segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Assembleia geral da ONU


Presidente da República participa na 71 Sessão em Nova Iorque

Bissau,19 Set 16 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz deverá discursar na 71.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na próxima quarta-feira sobre a situação política vigente no país. 

Durante os 15 minutos que lhe são reservados, Vaz vai centrar na apresentação do estado de desenvolvimento político, económico, social e cultural da Guiné-Bissau. 

José Mário Vaz fará deste modo o seu primeiro discurso na sede das Nações Unidas em Nova Iorque desde que assumiu o poder no país, em 2014 e terá ainda vários encontros com os parceiros internacionais e empresários à margem do evento que conta com a participação de chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros desta organização.

Em declarações aos jornalistas no aeroporto de Bissau, o Chefe de Estado guineense disse que está satisfeito e feliz com a dinâmica a todos os níveis imprimida pelas estruturas internas das partes desavindas com vista a implementação dos seis pontos que constam no acordo assinado entre as forças políticas nacionais e a missão de mediação da CEDEAO para a Guiné-Bissau. 

O próprio Mário Vaz assinou o documento.

"O PAIGC, o PRS e o grupo dos quinze deputados dissidentes do PAIGC têm que se entender obrigatoriamente, base do acordo, para quando voltar de Nova Iorque ter em mãos uma solução para tirar o país do impasse", avisa.

"O Presidente não tem que se matar para acabar com a crise. Todos os guineenses devem participar na busca de entendimento para viabilizar a proposta da CEDEAO", disse o chefe de Estado. 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia e Finanças já se encontram em Nova Iorque.
A comitiva presidencial viajou domingo de  em avião que o Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, emprestou  para que José Mário Vaz possa regressar à Bissau antes do dia 24 de Setembro, dia da independência nacional da Guiné-Bissau. 

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário